Super banner
Super banner

Programa Água nas Escolas promove qualidade de vida

Programa Água nas Escolas promove qualidade de vida

Programa Água nas Escolas promove qualidade de vida 1

Desde 2010, escolas de várias cidades de Minas contam com um olhar diferenciado em termos de saneamento básico. A Copasa desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, o Programa Água nas Escolas para melhorar os serviços de abastecimento de água nas instituições públicas estaduais de ensino com implantação ou ampliação do sistema. O Programa atua, ainda, na conscientização sobre a importância do saneamento básico para preservação da saúde da comunidade escolar.

Em quatro anos de atuação, o Água nas Escolas já beneficiou mais de 2,5 milhões de alunos. Em 2013, foi premiado no IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

As estratégias que resultaram no reconhecimento do Programa como experiência bem sucedida basearam-se na prestação de serviços de análise e acompanhamento da qualidade de água fornecida por sistemas de abastecimento público em 3555 escolas estaduais de 840 municípios. Também levaram à premiação as ações de instalação, ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água em 414 instituições de ensino públicas de Minas Gerais.

Na Copasa, a iniciativa é coordenada e monitorada pela Divisão de Saneamento Rural (DVSR), área responsável pela elaboração de projetos, treinamento operacional, contratação e fiscalização de obras. Além disso, técnicos da Companhia realizam ações de educação sanitária, por meio de visitas em escolas localizadas em cidades atendidas pela empresa e também naquelas em que a Copasa ainda não atua.

As orientações são necessárias porque, mesmo onde a empresa está presente levando água de qualidade para a população, é fundamental que alguns cuidados com o sistema interno de abastecimento sejam tomados pela própria escola. Um exemplo é a lavagem periódica das caixas d´água, um dos principais pontos avaliados pelos técnicos da empresa durante as vistorias.

A previsão é de que até o final de 2014, outras 30 escolas sejam contempladas com as ações do Água nas Escolas.

Resultados

De acordo com levantamentos registrados pelo programa, a maior parte dos prédios públicos escolares atendidos está localizada em áreas periféricas de cidades de pequeno porte ou em área rural, cujos sistemas de abastecimento de água existentes caracterizam-se pela precariedade de quantidade e qualidade da água consumida.

Até então, estes estabelecimentos de ensino apresentavam em seus serviços de abastecimento de água problemas nas unidades de captação, armazenamento e distribuição, bem como dificuldades na manutenção desses sistemas.

O gerente da DVSR, José Maurício Resende, explica que a implantação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água das escolas públicas do Estado trouxe uma nova realidade para comunidade escolar. “Esse programa incidiu diretamente na promoção da qualidade de saúde de alunos e professores. Também ampliou a discussão sobre a importância de se adotar medidas para manter a qualidade da água recebida, como fazer a limpeza de caixas de água periodicamente”, destaca. 

Notícias relacionadas