Super banner

Programa Ambiental da CBMM em 2010 foca a biodiversidade do Cerrado

Programa Ambiental da CBMM em 2010 foca a biodiversidade do Cerrado

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) lançou, nesta quarta-feira (26), o Programa de Educação Ambiental de 2010. O projeto tem como foco principal a preservação da biodiversidade do Cerrado, já que diversos países comemoram este o tema biodiversidade.

O programa é desenvolvido através da promoção de cursos e palestras para diferentes segmentos da comunidade e de visitas orientadas de alunos e professores da rede escolar de Araxá à empresa e ao seu Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA). O evento que aconteceu na sede Associação Comercial, Industrial, Turismo, Serviço e Agronegócio de Araxá (Acia) e contou com a participação de alunos, professores e autoridades locais.

Ao longo dos últimos anos, a CBMM, em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Planejamento e Gestão e Setor de Meio Ambiente, organizou e promoveu cursos e palestras. Estes, em sua grande maioria, foram direcionados aos professores e supervisores das escolas locais, e tiveram como objetivo geral a capacitação dos participantes para a implantação e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental nas escolas onde atuam, servindo também como agentes multiplicadores no processo de conscientização da comunidade.

A coordenadora do Projeto de Educação Ambiental da CBMM, Laura Teodoro, diz que o programa oferece aos alunos a oportunidade de comprovarem a importância da preservação através de exemplos práticos.

“A CBMM tem dado uma atenção especial à questão ambiental há vários anos e tem notado um grande envolvimento da comunidade nos projetos desenvolvidos na cidade. Esse trabalho nas escolas é fundamental, já que a gente cuida do que conhecemos e gostamos, e as crianças e adolescentes são importantes agentes multiplicadores na sociedade”, destaca.

O prefeito Jeová Moreira da Costa diz que toda a comunidade está empenhada em buscar soluções aos problemas ambientais existentes. “Nada melhor que começar essa conscientização ambiental e de preservação com as crianças e os adolescentes. A iniciativa da CBMM é bastante fortalecedora para que Araxá leve a toda a comunidade a importância do meio ambiente.”

O evento também teve destaque da apresentação do Coral Teatral Policantu´s.

Programa Ambiental da CBMM em 2010 foca a biodiversidade do Cerrado 1

18 anos

Desde 1992, a CBMM desenvolve o Programa de Educação Ambiental. A consolidação deu-se em 1997, quando a mineradora formalizou seu Sistema de Gestão Ambiental, conquistando, então, o certificado de conformidade à Norma ISO 14.001, emitido pelo American Bureau of Shipping (ABS).

A interação com a comunidade, a prevenção da poluição, o atendimento à legislação aplicável às atividades, produtos e serviços e a proteção da fauna e da flora do cerrado na sua área de atuação industrial, compreendem os principais pontos da Política Ambiental da CBMM, fundamentada nos preceitos do desenvolvimento sustentável.

Entre 1992 a 2009, cerca de 38 mil alunos de todas as escolas que integram a rede de ensino de Araxá participaram formalmente do Programa de Educação Ambiental.

As atividades são realizadas através de visitas orientadas e incluem aulas práticas de ecologia e atividades lúdicas. O Programa de Educação Ambiental aborda temas ligados ao ecossistema da região e a relação da empresa com o meio ambiente. As atividades realizadas complementam o conteúdo curricular das escolas.

Notícias relacionadas