Super banner

Programa Primeira Chance forma 130 adolescentes em busca de oportunidades no mercado de trabalho

Programa Primeira Chance forma 130 adolescentes em busca de oportunidades no mercado de trabalho

Em busca da inserção ao mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social abriu as portas dos Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos bairros Boa Vista, Bom Jesus, Santo Antônio, Pão de Açúcar e das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – bairros Abolição e Francisco Duarte -, para realização de cursos do Programa Primeira Chance, de iniciativa do Instituto Apreender, em diversas áreas para adolescentes de 16 a 24 anos.

O encerramento do programa foi a formatura de 130 adolescentes, realizada na noite de sexta-feira (23), no Teatro Municipal.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Apreender, Wellington Martins, o programa é realizado desde 2002 por uma organização sem fins lucrativos, preocupada com a inclusão social da comunidade em situação de vulnerabilidade e risco social, pessoal e profissional.

“Investir no jovem significa retorno garantido e é isso que estamos fazendo através do Instituto Apreender. Não tem erro. Estamos oportunizando a lutar o que é de vocês, o direito ao trabalho”, garante o empresário.

Moises Cunha, secretário de Ação e Promoção Social, destaca que o projeto realizado pelo Instituto Apreender, subsidiado com recursos liberados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Araxá (CMDCA), deixa um grande legado para a cidade.

“Conseguimos criar as maiores oportunidades de emprego para jovens e adolescentes de Araxá. Estamos atendendo um pedido especial da secretária de Governo Lucimary Ávila e do prefeito Aracely para que a secretaria de Ação e Promoção Social fosse ao encontro com as famílias e criasse essas oportunidades”.

Lucimary acrescenta que o evento é de suma importância para cada um dos jovens e familiares presentes. “Tenho certeza que os formandos dessa noite vão incentivar outros jovens na busca do primeiro emprego. A Prefeitura trabalhará na continuidade desse projeto através da Secretaria de Ação e Promoção Social e parceiros.”

Diessyca Teodora Martins, uma das participantes, exalta que a conclusão do projeto significa o começo de uma nova fase na vida dela. “É uma grande oportunidade de colocarmos em prática aquilo que acreditamos e aprendemos. Não desperdice nenhuma chance de sua vida, afinal, a sorte não bate todo o dia na mesma porta. Corra atrás dos seus sonhos.”

Raquel Oliveira Souza falou em nome dos familiares que estavam orgulhosos de prestigiar a formatura dos adolescentes. “Espero representar a alegria e a gratidão de todos os pais vendo os seus filhos encaminhados construindo o alicerce de um novo amanhã. Que esse momento seja eterno e símbolo da nossa vitória.”

Também participaram da mesa da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Araxá, vereador Fabiano Santos Cunha, o vereador Raphael Rios e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Araxá, Tiago Pereira.

Bolsas de estágio

Com o compromisso junto ao CMDCA e a Prefeitura Municipal de Araxá, o Instituto Apreender, com o recurso financeiro recebido empregou 30 bolsas de estágio, criando a “Primeira Chance Estágio”, projeto sequencial que permite os jovens ingressarem no mercado do trabalho e também contribuindo com as empresas locais.

Cursos oferecidos nos espaços socioassistenciais de Araxá

– Tecnologia em gastronomia preparo de bombons e trufas

– Estética e Beleza Designer de Sobrancelha

– Tecnologia em Gastronomia Atendimento ao Cliente Garçom

– Tecnologia em Gastronomia Salgados, Montagem e Decoração de Mesa Frios

– Tecnologia em Hotelaria e Turismo

– Tecnologia em Gastronomia Pizza, Pães, Roscas e Biscoitos

– Tecnologia de Estética e Beleza Maquiagem

– Primeira Chance Estágio

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *