Super banner
Super banner

Programação variada nas unidades de saúde movimenta o Dia Internacional da Mulher

Programação variada nas unidades de saúde movimenta o Dia Internacional da Mulher

Atividades programadas pela Secretaria Municipal de Saúde serão realizadas entre os dias 8, 9 e 10 de março.

 

A Administração Municipal programa atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher em Araxá. Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) estão com programação recheada até sábado, 10 de março. A programação abordará diversos temas e aspectos referentes à saúde da mulher. “Foram descentralizadas as atividades que ocorrem em todos os setores da cidade para que cada unidade pudesse trabalhar com seu público alvo de acordo com as especificidades”, relata referência técnica da Saúde da Mulher e da Criança, Carla Aparecida Alves Constant.

Carla acrescenta detalhes da programação para esse ano. “Não será focada apenas na prevenção de câncer de mama e de colo uterino que é muito importante, mas, teremos também atividades focadas na questão da alimentação saudável, do bem-estar, e da auto-estima, exaltando a saúde da beleza da mulher com saúde”, completa.

A maioria das unidades terá programação a partir de quinta-feira, 8 de março, data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Confira a programação:

 

Quinta-feira, 8 de março

ESF João Ribeiro: Atendimento médico exclusivo para mulheres com educação em saúde voltado à Saúde da Mulher – das 7h às 11h.

ESF Vila Estância: Agendamento de consultas, exibição de vídeo educativo e roda de perguntas com médico clínico sobre a saúde da mulher – das 7h às 11h.

ESF Pão de Açúcar: Mutirão de coleta de citologia (ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos), exame da mama e solicitação de mamografia. Ação conjunta com Núcleo Pão de Açúcar – das 7h às 11h e 13h às 17h.

ESF São Pedro: Palestra para mulheres com o tema “Saúde da pele, das unhas e alimentos que combatem a celulite, consultoria de beleza abordando a importância do filtro solar e a realização de higienização da pele, focada na exaltação da beleza feminina com saúde – A partir das 14h.

Unisa: Educação em Saúde através de vídeo educativo, panfletos educativos sobre o câncer de colo e mama, agendamento de citologias, solicitação de mamografia, realização de teste rápido de Sífilis e HIV, intensificação da vacinação, procedimentos de enfermagem (verificação da pressão arterial, glicemia e peso) e alongamento com a equipe de fisioterapia – das 7h às 11h.

Unicentro: Palestra sobre o tema “Cuidados com a pele e o cabelo”, alongamento, aula de zumba e realização de coleta de citologia – das 7h às 11h e 13h às 17h.

ESF Ana Pinto: Lanche saudável para as mulheres com orientação médica e da nutricionista, mutirão de coleta de citologia, exame da mama e solicitação de mamografia – das 7h às 11h.

Unileste: Vídeo educativo sobre saúde da mulher, coleta de citologia previamente agendadas, exame da mama, solicitação de mamografia, consultoria de beleza, pintura de unhas, atividades artesanais, orientação nutricional, alongamento e avaliação postural.

Uninorte: Mensagem especial para mulheres, coleta de citologia, exame da mama e solicitação de mamografia (das 7h às 11h), dicas sobre o emagrecimento saudável (a partir das 8h), educação em saúde com o tema “Dicas de posturas para as trabalhadoras e prevenção de intoxicação e dermatoses” (a partir das 8h30) e bingo com sorteio de brindes (a partir das 10h).

ESF Leblon: Chá da tarde para mulheres com palestra e orientações sobre a saúde da mulher – das 13h às 17h.

ESF Urciano: Coleta de citologia, exame da mama, solicitação de mamografia, café da manhã para as mulheres, consultoria de beleza, realização de teste rápido HIV no público feminino – das 7h às 11h.

Uninordeste: Café da manhã para mulheres, palestra educativa, atendimento médico, coleta de citologia, exame da mama e solicitação de mamografia – das 7h às 11h.

ESF Santa Luzia: Atendimento médico e educação em saúde com sala de espera através de exibição de vídeo educativo – das 7h às 11h e 13h às 17h.

Unioeste:  Palestra com nutricionista falando do tema: “Emagrecimento”, atividades mitos e verdades: DST, auto cuidado, importância do exame citológico e exame de mamografia, coleta de teste rápido hepatites B e C, participação de alunos do Uniaraxá dos cursos de Enfermagem e Estética com distribuição de brindes, coleta de citologia, exame da mama e solicitação de mamografia.

 

Sexta-feira, 9 de março

ESF Abolição: Atendimento exclusivo para mulheres com palestra realizada pelo médico da equipe da unidade abordando temas da saúde feminina – das 7h às 11h.

ESF Tiradentes: Palestras sobre saúde da mulher e alimentação saudável indicada para cada faixa etária, consulta médica para mulheres, procedimentos de beleza em parceria com salão de beleza – das 7h às 11h.

 

Sábado, 10 de março

ESF Ana Pinto: mutirão de coleta de citologia, exame da mama e solicitação de mamografia – das 7h às 12h.

Unisul: Agendamento de citologia e solicitação de mamografia, realização de eletrocardiograma em mulheres previamente agendadas, vídeos informativos e educativos, distribuição de preservativo, aferição de pressão arterial, aula de dança de ventre, consultoria de beleza, palestra com educador físico e atendimento de fisioterapia.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x