Super banner

Quarta edição do Fliaraxá é lançada em Araxá

Quarta edição do Fliaraxá é lançada em Araxá

Quarta edição do Fliaraxá é lançada em Araxá 1

A Associação Cultural Sempre Um Papo e o Circuito CBMM de Cultura lançaram a quarta edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, realizando a doação de 3.175 livros para o acervo da Biblioteca Pública Municipal de Araxá. A ação ocorreu em parceria com o projeto Ler Convivendo – Biblioteca Sempre Um Papo 2015. O evento aconteceu na Biblioteca Pública Municipal de Araxá.

Ler Convivendo – Biblioteca Sempre Um Papo 

A partir do investimento na ampliação e na qualidade dos acervos e em eventos literários, o “Biblioteca Sempre Um Papo”, desde 2006, visa transformar as bibliotecas em espaços de convivência. O programa atua, há sete edições, com a doação de livros, feita a partir da análise do perfil de cada espaço, priorizando títulos clássicos e que estão em destaque na mídia. A proposta é que a melhoria do acervo gere uma interação na comunidade, a partir de suas lideranças sociais e educacionais. O projeto prevê também a realização de eventos literários, em que cada biblioteca recebe atividades culturais relacionadas à literatura, sendo contadores de histórias e a visita de um escritor. E, ainda, promove a qualificação de líderes comunitários, que visa capacitar voluntários e líderes comunitários sobre assuntos de interesse das comunidades. Em Araxá, a atividade mais recente do projeto ocorreu em 2014, quando o escritor e autor Içami Tiba visitou a Biblioteca Publica Municipal de Araxá e conversou com professores e bibliotecários. 

Em 2015, o projeto Ler Convivendo – Biblioteca Sempre Um Papo já esteve presente no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, Instituto Terra, localizado em Aimorés, Minas Gerais, e na Biblioteca Lydia Frayze, localizada em Nova Ourinhos, São Paulo. Para cada instituição foram doados 1000 livros.

Fliaraxá – Considerado um dos principais festivais literários do país, o Fliaraxá 2015 será realizado entre os dias 26 e 30 de agosto, na Fundação Calmon Barreto. Com o tema “Leitura para Um Mundo Melhor”, a edição de 2014 promoveu o encontro do público araxaense com renomados autores da literatura nacional e internacional. O sucesso se traduziu em números com a presença de 12mil pessoas e 40 mil livros comercializados. 

Notícias relacionadas