Super banner

Raphael Rios destaca ações legislativas para a retomada da Coleta Seletiva em Araxá

Raphael Rios destaca ações legislativas para a retomada da Coleta Seletiva em Araxá

Engajado na causa, inclusive abordando o tema em sua primeira tribuna em 2017, o vereador Raphael Rios comemora a retomada do Serviço de Coleta Seletiva em Araxá. Paralisado há muito tempo, a falta da atividade prejudicou, principalmente, os catadores de materiais recicláveis. Alguns chegaram até a morar nos galpões de armazenamento por total falta de condições de manter uma moradia na cidade, em situações precárias com a falta de saneamento e de estrutura.

A retomada do serviço beneficia os catadores, que podem melhorar a renda da família, e para a cidade, que terá a destinação correta dos materiais, que deixarão de ir para o aterro sanitário, que teve vida útil reduzida por causa da falta da coleta seletiva.

Em 2017, Raphael visitou os galpões e conheceu de perto a situação. Após inúmeras cobranças na tribuna, realização de Fórum Comunitário, reuniões de trabalho, debate no Uniaraxá e intervenção da Secretaria de Ação Social, os catadores que estavam vivendo em um dos galpões foram beneficiados com o aluguel social e o recebimento do Bolsa Família. Integrantes do Grupo Cáritas, da Acia Jovem e do Grupo Repensando também se mobilizaram pela causa e deram suas contribuições para a retomada do serviço.

Raphael cobrou diversas vezes o serviço em 2017 e voltou a abordar o tema em 2018. Em agosto deste ano, a Prefeitura de Araxá apresentou dois novos caminhões que se juntam a outros dois para cobertura por toda a cidade. Com o cronograma definido, a Coleta Seletiva, enfim, voltou a funcionar no último dia 3 de setembro.

Trajetória da fiscalização sobre a Coleta Seletiva

– Fevereiro de 2017 – Vereador Raphael Rios visita pela primeira vez os galpões de reciclagem no Distrito Industrial. Situação muito precária na Foco Ambiental, onde cinco famílias estavam morando em alojamentos improvisados com lonas no local e não contavam com a mínima estrutura para o trabalho. Reciclara e Cooperare se encontravam em situação melhor estruturada.

– Fevereiro de 2017 – Vereador Raphael Rios faz primeira cobrança na tribuna da Câmara para reestruturação do Serviço de Coleta Seletiva.

– Março de 2017 – Vereador Raphael Rios visita pela segunda vez os galpões e constata de doação de restos de alimentos às famílias de catadores que estavam impróprios para o comércio.

– Março de 2017 – Vereador Raphael Rios faz a segunda cobrança para atendimento emergencial aos catadores que permaneciam em condições precárias no galpão de reciclagem da Foco Ambiental.

– Março de 2017 – Vereador Raphael Rios promove Fórum Comunitário para debater a Coleta Seletiva e a Coleta do Lixo Comum. Repassaram informações de cadastramento de catadores no Programa Bolsa Família e vacinação em dia para as crianças.

– Maio de 2017 – Grupo Cáritas Brasileira toma conhecimento pelo gabinete do vereador Raphael Rios sobre a necessidade de manutenção de uma máquina de prensa da Reciclara e patrocina o conserto do equipamento.

– Junho de 2017 – Vereador Raphael Rios participa de reunião com a Acia Jovem, que anunciou apoio às famílias de catadores e à Coleta Seletiva.

– Junho de 2017 – Vereador Raphael Rios participa de reunião com o Grupo Repensando, representado por paroquianos da Igreja Matriz de São Domingos, que também anunciou apoio às famílias de catadores e à Coleta Seletiva.

– Julho de 2017 – Cobrança em tribuna para implantação de projeto de ecopontos, com estrutura de logística para que os quatro setores da cidade tenham uma área para receber materiais adequadamente a serem destinados para a reciclagem.

– Julho de 2017 – Grupo Repensando e Acia Jovem visitam o galpão da Foco Ambiental e doam alimentos e cobertores para as famílias de catadores.

– Setembro de 2017 – Reunião da Comissão de Meio Ambiente, por requerimento do vereador Raphael Rios, com participação de catadores, Ministério Público e Poder Executivo, Acia Jovem e representantes de paróquias, para atualização de informações relativas ao Serviço de Coleta Seletiva do Município.

– Setembro de 2017 – Famílias deixam moradias nos galpões e se mudam para imóveis residenciais contemplados com o Aluguel Social, atendendo demanda do vereador Raphael Rios.

– Outubro de 2017 – A convite do 6° período de Engenharia Ambiental, os vereadores Raphael Rios e Robson Magela participam de debate sobre a Coleta Seletiva na cidade, juntamente com o IPDSA e a Foco Ambiental.

– Agosto de 2018 – Prefeitura apresenta aquisição de maquinário, constando dois caminhões-gaiolas para serem utilizados na Coleta Seletiva

– Agosto de 2018 – Vereador Raphael Rios visita pela terceira os galpões de reciclagem para atualização de informações sobre a Coleta Seletiva

– Agosto de 2018 – Representantes de quatros cooperativas participam de reunião na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Na oportunidade, foi anunciado o novo cronograma da Coleta Seletiva. Vereador Raphael Rios apoia divulgação do cronograma nas redes sociais e na imprensa.

– Setembro de 2018 – Cronograma da Coleta Seletiva é colocado em execução, com três caminhões, dois novos e um antigo, para o atendimento por toda a cidade. Outro caminhão antigo aguarda reposição de peças para também ser agregado ao atendimento, totalizando quatro caminhões.

  • coleta4918_1
  • coleta4918_2
  • coleta4918_3
  • coleta4918_4
  • coleta4918_5
  • coleta4918_6
  • coleta4918_7
  • coleta4918_8
  • coleta49181

Demais ações

– Indicação à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, para implantação de rotatória na avenida Dâmaso Drummond, proximidade da Unicentro, para melhor distribuição do trânsito no acesso ao Setor Leste, e também revitalização da sinalização de solo desta avenida.

– Indicação à Secretaria Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, para instalação de coberturas nos pontos de ônibus situado na rua Romeu Castro Alves, altura do nº 460, que ficam na lateral de cima do Hospital da Unimed.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *