
Vereador Raphael Rios apresentou Projeto de Lei, nesta quinta-feira (14), que objetiva proporcionar mais segurança às agências bancárias que possuem caixas eletrônicos em Araxá. A medida conta com o apoio do 37º Batalhão de Polícia Militar.
A matéria estabelece a instalação de proteções (portas) metálicas na entrada dos bancos e de dispositivos de fumaça, inibindo a ação de quadrilhas especializadas em explosões de caixas eletrônicos, protegendo as instituições financeiras e a população.
Raphael apresentou registros de ataques ocorridos, recentemente, em cidades vizinhas como Tapira, Pratinha, Ibiá, Campos Altos e Serra do Salitre.
“O objetivo deste projeto é proporcionar que as agências fiquem mais seguras quanto a possíveis ataques explosivos. A porta metálica reforçando a segurança nas entradas das agências pode evitar esses atos criminosos, e caso a quadrilha ainda consiga a invasão, o acionamento automático da nebulização de fumaça compromete completamente o campo de visão dos bandidos, forçando eles à desistência”, destaca Raphael.
O investimento para a instalação dos equipamentos previstos no Projeto de Lei ficaria a cargos dos bancos. “Atendemos uma reivindicação da Polícia Militar na apresentação do projeto. Esperamos que venha a aprovação e Araxá tenha essa prevenção importante contra esse tipo de crime”, destaca.
A proposta segue para tramitação em plenário.
Homenagem
Raphael Rios também apresentou Moção de Congratulação ao advogado e professor universitário Dr. Bruno Barbosa Borges, pelo lançamento do livro “O Controle de Convencionalidade no Sistema Interamericano: Entre o conflito e o diálogo de jurisdições”, lançado no último dia 7 de junho, durante o 1° Seminário Direitos Humanos, no Teatro Municipal.
Pesar
O vereador encerrou o uso da tribuna apresentando Moção de Pesar pelo falecimento da jovem Lara Melo da Silva, universitária araxaense que estudava Engenharia Civil na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).