Super banner

Raphael Rios questiona transporte para alunos da zona rural que estão sem matrícula

Raphael Rios questiona transporte para alunos da zona rural que estão sem matrícula

Vereador Raphael Rios abriu seu pronunciamento na tribuna, nesta terça (21), relatando sobre a falta de vagas no transporte escolar que está inviabilizando matrículas de alunos na Escola Municipal Rural Francisco Primo de Melo, situada na Via Verde, conforme denúncia anônima recebida esta semana.

O vereador apresentou uma indicação à secretária municipal de Educação, Gessy Glória Lemos, solicitando informações sobre o número de alunos matriculados e o número de alunos que aguardam vagas em vans, com o objetivo de possibilitar essas matrículas, repudiando o fato de crianças não terem acesso à educação por falta de vagas no transporte escolar.
Ainda no setor da educação, o vereador Raphael Rios comentou mais dois assuntos importantes.

Tempo Integral

A audiência pública que acontecerá na próxima quinta-feira (23), a partir das 15h30, no plenário da Câmara, a pedido do Sind-UTE, para debater sobre a Escola de Tempo Integral nas unidades estaduais de Araxá, que tiveram esse benefício suspenso pelo Governo de Minas, prejudicando diversos alunos. O objetivo é buscar uma solução para que as escolas estaduais da cidade possam contar com o tempo integral novamente.

Piso Nacional dos Professores

E lembrou ainda sobre o reajuste do piso nacional da educação básica para 2019 que até o momento não foi manifestado pela Prefeitura de Araxá. Ele lamentou a morosidade para encaminhar este projeto para apreciação da Câmara, e a categoria contemplada pelo piso tem demanda apoio a diversos vereadores.

Plano Diretor

Raphael abordou novamente sobre a urgência de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) de Araxá.

Em recente Fórum Comunitário que debateu as demandas de moradores dos bairros Jardins Europa, o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá comentou, por indagação do vereador Raphael Rios, que o edital para abrir o processo licitatório do PDE está sendo atualizado, já que a previsão era de ter sido publicado no final de 2018.

No entanto, Raphael relembrou que a revisão do PDE já era para ter sido protocolada na Câmara em 2017, e ainda não se sabe por parte do IPDSA quando a licitação será aberta. O tema continua em acompanhamento.

Demais destaques

– Apresentou indicação à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) solicitando apoio para aquisição de um veículo para o Conselho Tutelar de Araxá.

– Parabenizou o Grupo Aquecendo Vidas e parceiros pela brilhante abertura da Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes, realizada nesta segunda (20), no plenário da Câmara, além das demais atividades programadas até o sábado (25).

– Apresentou indicação à Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes para estudo de viabilidade de instalação de um redutor de velocidade na avenida Joãozinho Autoescola, uma das principais vias da Vila Universitária.

– Destacou as atividades agendadas para a Semana Municipal do Trânsito, que acontece entre os dias 27 e 31 de maio.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *