Primeiro orador da tarde, o vereador Sargento Amilton (PTdoB) abriu pronunciamento relatando sobre recente disponibilização de viaturas para o 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) via governo do Estado, mas alertou que a todas as corporações de defesa social da cidade precisam de mais efetivos e que a questão de contemplar com viaturas não resolvem os problemas no setor de segurança pública.
O vereador também voltou a comentar que esteve em audiência com o secretário de Estado de Defesa Social pleiteando diversas melhorias para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e até agora não teve nenhuma demanda atendida, dizendo que o Estado está deixando a desejar, pois a Câmara está fazendo sua parte em busca de melhorias para a população.
O vereador também lembrou Fóruns Comunitários que foram promovidos por requerimentos de sua autoria (sobre o Frigorífico Municipal e Vale Fertilizantes) indagando que até agora as demandas apresentadas não foram resolvidas, anunciando ainda que agora o Lago Norte está sendo poluído com uma mancha e cobrou soluções urgentes.
O vereador também voltou a criticar a gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano que não está atendendo as demandas dos vereadores, criticando o fato de o secretário receber R$ 12 mil e não resolve as demandas apresentadas. Lembrou que cobrou melhorias nos canteiros centrais que são usadas para caminhadas nas avenidas sanitárias, entulhos espalhados em diversos bairros, manutenção no Parque do Cristo e outras reivindicações que estão sem atendimento até agora.
O vereador também fez denúncia sobre o risco que os moradores que moram no Setor Oeste da cidade estão sujeitos a perder a transmissão de diversos canais de televisão, como a Alterosa, Globo, Bandeirantes e Record, conforme ofício que ele recebeu da Agência Nacional de Telecomunicações, em função de problemas com documentação e os equipamentos daquela região são da Prefeitura Municipal de Araxá, sendo que os locais onde os mesmos estão instalados também estão sujeitos a vandalismos por não contarem com vigilância.
Sargento Amilton apresentou ainda Projeto de Lei de denominação de via pública – rua Mário José da Silveira, a rua A do loteamento residencial Flora do Urciano.
Requerimentos apresentados pelo vereador
– Mesa Diretora – Marcação de data para Fórum Comunitário com a Cemig, de acordo com requerimento 69/2013 datado em 19 de fevereiro de 2013.
– Mesa Diretora – Marcação de Fórum Comunitário com a Prefeitura Municipal para debater a legalização de mototaxistas.
– Moção de Pesar – Concedida aos familiares da Sra. Mirza de Paula Silva pelo seu falecimento ocorrido no dia 19 de outubro de 2013.
– Mesa Diretora – Marcação de Fórum Comunitário a reitoria do Uniaraxá e presidência da Fundação Cultural de Araxá para tratar sobre o desconto nas mensalidades (bolsa) aos alunos das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla).
– Deputado estadual Bosco – Viabilizar junto à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) a iluminação do campo de futebol Oacisto Teixeira, no bairro São Geraldo, por meio do programa “Campos de Luz”.
– Secretaria de Segurança Pública – Implantação de quebra-molas na rua Paulo de Souza, na Vila Universitária.