Super banner

Saúde Bucal é mais que escovar os dentes

Saúde Bucal é mais que escovar os dentes

Quando se fala em saúde bucal, sobretudo em datas comemorativas como desta segunda-feira (25), ocasião em que se comemora o seu dia nacional, logo se imagina a recomendação e a prática de cuidados elementares, como escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e após as refeições, utilizar o fio dental, entre outros.

“Não se separa a saúde bucal do restante. Boa alimentação, higiene, são itens necessários. Mas a saúde como um todo deve ser observada”, ressalta a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Daniele Lopes Leal. Ela destaca que no que diz respeito à área, o usuário do serviço de saúde deve ser estimulado a ser independente, mas encontrando respaldo no serviço de saúde. “Incentivamos o autocuidado, mas de forma assistida, apoiada.”

Para atingir esses objetivos, a SES vem desenvolvendo o Projeto de Reorganização da Atenção em Saúde Bucal (PRA-Saúde Bucal), baseado na metodologia do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde.

De acordo com Daniele, com a implantação do PRA-Saúde Bucal as pessoas poderão construir, juntas, uma metodologia que fortaleça os municípios na construção de respostas aos problemas e necessidades de saúde da população. “Nosso objetivo é promover o resgate da saúde bucal como um direito de cidadania”, afirma ela.

A coordenadora diz que por meio do projeto o Estado definiu uma metodologia para a operacionalização das diretrizes estaduais, que procuram a organização da atenção, dentro de uma proposta de discussão local e adaptação às diferentes realidades. Este processo representará um passo significativo para o fortalecimento da autonomia dos municípios na condução dos seus serviços de saúde bucal.

Projeto piloto

Segundo Daniele, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as metas para a saúde bucal em 2020 estejam ligadas diretamente ao aumento da qualidade dos serviços. Estes devem, cada vez mais, se basear nos princípios de promoção à saúde, atenção primária, prevenção e tratamento efetivo das condições bucais, e no avanço nos sistemas de informação e definição de metas locais.

Tendo em vista estas recomendações, o PRA-Saúde Bucal é uma proposta de esforço conjunto de profissionais, gestores e cidadãos para, por meio do planejamento, organização, operacionalização e monitoramento das ações, buscar resultados concretos na melhoria dos indicadores de saúde bucal, da resolubilidade da atenção, e da qualidade de vida da população.

O projeto vem sendo implantado nas microrregiões de Uberlândia e Pirapora. “Esperamos que em 2011 possamos entrar na fase de ampliação, levando o projeto para outros setores do Estado. Assim, vamos organizar os serviços, todos os processos de trabalho e os fluxos para atingirmos as metas e possibilitar que todos os mineiros tenham acesso à saúde bucal de qualidade e ainda de acordo com os princípios do SUS, como a equidade, a integralidade e a universalidade”, afirma.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas