Super banner
Super banner

Semana Municipal de Trânsito começa na próxima segunda-feira

Semana Municipal de Trânsito começa na próxima segunda-feira

Foto: Caio Aureliano

Da Redação/Caio AurelianoA Prefeitura de Araxá, por meio da Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran), anunciou a realização da Semana Municipal de Trânsito que tem início a partir do próximo dia 20 com tema “O trânsito só muda, quando a gente muda – quem faz o trânsito sou eu”. Uma coletiva de imprensa foi convocada para falar das atrações da semana e sua importância a população de Araxá.

De acordo com a assessora Viviani Antunes Gomes, responsável pela Asttran, a questão do trânsito envolve a todos (motoristas e pedestres). “A nossa vontade é fazer com que todas as pessoas reflitam sobre o comportamento delas no trânsito porque ações individuais de cada um têm o reflexo no coletivo. Na segunda-feira (20), vamos abrir a semana com uma carreata na Avenida Ecológica percorrendo principais vias no 37° Batalhão de Polícia Militar (37° BPM)”, diz a assessora.

No 37° BPM, serão entregues certificados aos participantes da terceira turma do Curso de Orientador Escolar de Trânsito. “Eles estão sendo formados durante a semana e a certificação será na segunda-feira. Durante toda a semana, serão realizadas operações policiais e trabalhos envolvendo as escolas em várias partes do município (das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30)”, acrescenta Viviani.

Escolas participantes

5º ano- tarde: E.M. Aziz J. Chaer, E.M. Leonilda Montandon (CAIC), E.M. Profª Auxiliadora Paiva, E.M. Anexo Loren (Auxiliadora Paiva), E.M. Eunice Weaver, E.M. Francisco Primo de Melo, E.M. Pe Inácio.

Algumas turmas de 5º ano manhã E.M. Dona Gabriela(5º ano), Anexo Loren (Auxiliadora Paiva)-5º ano, CSU (5º ano), E.M. Prof. Nelson Gomes (5º ano), CEPAC (nexo E. M. Aplicação), E.M. Manoela Lemos.

Turmas 6º ao 9º- manhãTodas as escolas rurais, E.M. Aziz J. Chaer, E.M. Leonilda Montandon (CAIC), E.M. Profª Auxiliadora Paiva.

Encerramento da semana

Na sexta-feira (17) será feito o encerramento com peças de teatro em que o tema abordado é a faixa de pedestre. “Nesse ano, nós queremos trabalhar o comportamento do pedestre. Percebemos ainda que os pedestres não têm utilizado o sinal de mão para indicar intenção de travessia, alguns ainda atravessam fora de faixa. Queremos trabalhar esse teatro com atenção voltada para a pessoa enquanto pedestre”, destaca a assessora.

Segundo Viviani, a semana quer mostrar também ao pedestre que ele também é peça fundamental para um trânsito melhor e com mais fluidez. “O trânsito é feito com cada uma das pessoas que estão na rua. Às vezes, o olhar fica focado para os motoristas, mas temos também os ciclistas, os pedestres e todas as pessoas que de uma forma e outra se relacionam em um espaço público. O trânsito é praticamente isso”, comenta.

Confira toda a programação:

 

Data

Ação

Hora

Local

Responsável

Parceiros

 

 

20/05

 

 

 

 

 

CARREATA

 

 

09:00

 

 

Início Av. Ecológica

 

Término Batalhão P. Militar

 

 

Policia Militar

Policia Militar

DER

PRF

Bombeiros

SEST SENAT

PRE

 

20/05

 

 

ABERTURA

 

 

10:00

 

Batalhão da Policia Militar

 

P. Militar e ASTTRAN

 

 

Policia Militar

 

24/05

 

 

FECHAMENTO

 

 

09:00

 

Batalhão da Policia Militar

 

P. Militar e ASTTRAN

 

 

Policia Militar

 

 

 

 

24/05

 

 

 

FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE TRÂNSITO

 

 

 

 

13:00 as 17:00

 

 

 

 

SEST SENAT

 

 

 

 

 

SEST SENAT

 

 

Policia Militar

DER

PRF

Bombeiros

SEST SENAT

PRE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20 a 24/05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BLITZ EDUCATIVA

 

 

 

 

 

 

 

10:00

 

15:00

 

(15:00)

 (22/05) Av. Washington Barcelos

 

(10:00)

(21/05) Av. Imbiara

(Colégio Dom Bosco)

 

                                      (10:00)

(22/05)Av. Imbiara

(E.E. Vasco Santos)

 

(10:00)

(23/05) Av. Antonio Carlos (Banco do Brasil)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

P. Militar e ASTTRAN

 

 

 

 

 

 

 

 

P. Militar, DER e PRF

 

20 a 24/05

 

 

AÇÃO NAS ESCOLAS

 

 

Manhã e Tarde

 

Anexo

 

Sec. Educação

 

Sec. Educação

Notícias relacionadas