Super banner

Senado recebe a Carta de Araxá do Congresso de Educação Superior Particular

Senado recebe a Carta de Araxá do Congresso de Educação Superior Particular

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal recebeu de representantes de entidades ligadas às instituições de ensino superior a Carta de Araxá, nesta quarta-feira (1°). O documento reúne as conclusões e metas do 2° Congresso de Educação Superior Particular, realizado no Ouro Minas Grande Hotel entre os últimos dias 18 e 21. No evento, o município foi representado pelo reitor do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Válter Gomes.

O presidente da CE, senador Flávio Arns (PT-PR), que também participou do congresso,  destaca entre os principais pontos do documento a importância da valorização das instituições privadas aliada à consolidação de políticas públicas que garantam o acesso igualitário à educação superior, além do melhor aproveitamento dos recursos aplicados no setor.

O vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Superior, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), comentou durante a entrega o expressivo número de graduandos do turno noturno que mantêm uma rotina de trabalho ao longo do dia, apontado por uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

O presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Abib Salim Cury, destaca a necessidade de também melhorar os demais níveis de educação, como fundamental e básico, para que os alunos cheguem mais bem preparados à graduação. Abib sugere ainda que os critérios para avaliação das instituições privadas fossem reformulados de forma a incentivar a qualificação do corpo docente.

Com informações da Agência Senado

Notícias relacionadas