Super banner

Servas promove capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos

Servas promove capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos

Servas promove capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos 1

Da Redação – O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) começa amanhã (26), novas  capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, em Araxá. A primeira região a receber a capacitação foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguindo-se Teófilo Otoni, Paractu e Araxá. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.

Lançado em outubro de 2003, o Digna Idade, atua para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Além de oferecer apoio técnico, investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento.

Realizados por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, os cursos serão realizados até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

Na capacitação, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as principais doenças, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos. A capacitação é, além dos aspectos técnicos, a forma de o Governo de Minas, o Servas e os parceiros levarem aos idosos o carinho que merecem”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. Sobre as parcerias, que considera fundamentais para o sucesso da iniciativa: “Apenas a soma de esforços permite que alcancemos os resultados necessários”.

Polo Araxá

Data: 26 a 28 de julho

Horário: 8h às 18h

Local: Sesc – Rua Dr. Edmar Cunha, 150, bairro Santa Terezinha – Telefone (34) 3661.4683.

Notícias relacionadas