
Um servente de pedreiro foi atropelado no fim da tarde de ontem (15), na rua Honório de Paiva Abreu, no bairro Bela Vista. Ele teve ferimentos no rosto, nos braços e nas pernas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal (PAM).
A Polícia Militar (PM) esteve no local e constatou que a documentação do carro que atropelou o servente, um Gol, estava irregular. Foram lavradas as multas pertinentes e o veículo foi guinchado.
Segundo testemunhas, o servente estava em sua bicicleta voltando do serviço quando foi atingido pelo carro, conduzido pelo pedreiro Francisco Oliveira. Segundo o condutor, o servente apareceu de repente e não foi possível parar. “Estavam três (pessoas) de bicicleta e quando foi passar por eles, ele (servente) virou de uma vez e acabei acertando ele”, diz.
O pedreiro acrescenta que estava dirigindo a 40km/h e mesmo assim não teve jeito de evitar o atropelamento. Já o filho da vítima, André Luiz Guimarães, afirma que o carro estava em alta velocidade. “Ele veio correndo, e é isso que está acontecendo aqui na cidade. Os motoristas não têm respeito com os ‘bicicleteiros’ e com os pedestres”, conta.
Para André, a via é muito perigosa. “O pessoal passa correndo direto por aqui. Não é de hoje que eu presencio isso, é todo dia. Falta sinalização e só depois que acontece acidente é que alguém toma providência”, relata.
A bancária Lorena Velozo, mora próximo ao local do acidente e pede que sejam tomadas providências. “A gente não tem sinalização, a noite tem vacas soltas, já pedi providências na polícia e eles falam que a culpa é da prefeitura. Com isso, o problema não se resolve”, afirma.
Situação
Segundo os moradores, não é de hoje que o tráfego vem aumentando na rua Honório de Paiva Abreu. Novos bairros surgiram ao entorno, há muitas construções e a via não oferece segurança. Falta sinalização, iluminação e não há calçadas, além de pedestres e ciclistas terem que dividir a via, que estreita, com os veículos.
Providências
A possível ampliação da rua vai depender de um trabalho do Instituto de Planejamento Sustentável de Araxá (IPDSA) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Quanto à sinalização, a assessora municipal de Trânsito e Transportes, Viviani Antunes Gomes, garante que os trabalhos começam nos próximos dias.