Super banner

Simulado de emergência de barragens da CBMM será realizado no dia 4

Simulado de emergência de barragens da CBMM será realizado no dia 4

O Corpo de Bombeiros de Araxá, em cooperação com a CBMM, realizará no dia 4 de dezembro, das 13h30min às 15h30min, o Simulado de Emergência de Barragens.

O simulado tem caráter preventivo e possibilitará a avaliação de eficácia do Plano de Ação de Emergência – PAE, através da verificação da audibilidade do sistema sonoro de alertas, do monitoramento do tempo necessário para evacuação de pessoas que eventualmente estejam presentes na Zona de Autossalvamento – ZAS e da medição de tempo de deslocamento das entidades de proteção e defesa civil, para atendimento à emergência. A ZAS abrange os primeiros 10km a jusante das barragens, localizada na região do Pirapitinga, a qual não contempla a área urbana de Araxá e nenhuma moradia ou edificação industrial habitada.

As atividades serão realizadas na estrada vicinal de acesso à Argenita –  área contemplada na ZAS –  sem impacto no perímetro urbano de Araxá. Na ocasião, ocorrerá o acionamento do sistema de alerta sonoro e orientação às pessoas em trânsito, para início do simulado.

Os exercícios serão coordenados pelo Corpo de Bombeiros de Araxá, através do Posto de Comando Integrado, contando também com a participação ativa da Polícia Militar Rodoviária Estadual, Policia Militar de Araxá, representantes da Prefeitura Municipal de Araxá, Equipe Técnica da CBMM, moradores e funcionários das fazendas próximas à ZAS e possíveis passantes, no momento do simulado.  

A CBMM reafirma que não existem moradores dentro da Zona de Autossalvamento e que o perímetro urbano de Araxá não é afetado no caso de uma eventual situação de emergência. Todas as barragens da Companhia estão em condições estáveis, inclusive com fatores de segurança acima dos recomendados pelas normas técnicas e exigidos pela legislação. As barragens passam por verificações técnicas periódicas, monitoramento e manutenções constantes, visando garantir o desempenho esperado e as condições de segurança.

Mais do que cumprir as legislações vigentes, a CBMM reforça o seu compromisso com a segurança da comunidade e trabalha de forma proativa, junto aos órgãos competentes, na Gestão de Segurança de suas Barragens. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *