Super banner

Sinplalto viabiliza acordo para servidores de Serra do Salitre

Sinplalto viabiliza acordo para servidores de Serra do Salitre

Um marco na história política do município e a maior conquista do servidor serralitrense. Foi esse o sentimento dos funcionários público, lideres políticos e sindicalistas que estiveram presentes na reunião realizada na Câmara Municipal de Serra do Salitre na última terça-feira (9). O encontro solicitado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e secretário intersindical da Fesempre, Hely Aires, reuniu a representante do Instituto de Previdência Municipal, Roseli Araújo, servidores, vereadores e o prefeito Cresmar Dorneles na tentativa de buscar uma solução para os descontos feitos irregularmente nas gratificações, férias e 13º dos servidores nos últimos anos.

Sinplalto viabiliza acordo para servidores de Serra do Salitre 1

Um acordo para a devolução do dinheiro dos servidores prejudicados estava sendo negociado há vários meses pela Câmara Municipal, mas sem sucesso. Após uma reunião entre o sindicato e o prefeito foi estabelecido que o município terá 90 dias para fazer o ressarcimento integral e em parcela única dos valores que os mais de 400 funcionários que compõe o quadro da prefeitura têm direito a receber.

Com o acordo acertado, os assessores jurídicos do Sinplalto, prefeitura e do instituto elaboraram o projeto de lei que agradou amplamente os servidores presentes. Na próxima semana os vereadores vão analisar e votar o projeto que será encaminhado ao prefeito para ser sancionando. Após a publicação da lei, os servidores terão que procurar o sindicato para pedir individualmente os valores que cada servidor tem direito.

Sinplalto viabiliza acordo para servidores de Serra do Salitre 2

Segundo o presidente do Sinplalto, Hely Aires, esta foi apenas a primeira vitória dos servidores de Serra do Salitre. “Estamos com o sindicato instalado na cidade há apenas nove meses e já podemos comemorar a primeira grande vitória do servidor, um marco na história política do município. Foi um trabalho difícil, mas após muita conversa com servidores, vereadores e o prefeito chegamos a um consenso e o funcionalismo público de Serra do Salitre pode festejar. Esse dinheiro é um direito do servidor, que vinha sendo reivindicado há muito tempo e que finalmente será pago.”

Demais reivindicações

Estabelecer um salário mínimo, plano de cargos e salários, plano de saúde e reajustes anuais. Em pronunciamento na Câmara Municipal, o prefeito Cresmar Dorneles destacou que vai atender as reivindicações feitas pelo Sinplalto.

“Dentro de 30 dias vamos encaminhar para análise do Legislativo a proposta de lei que vai estabelecer a base do salário mínimo para os servidores municipais. Ainda não temos condições de afirmar se esse salário mínimo vai acompanhar o estabelecido pelo governo federal ou se teremos um valor acima, mas o nosso compromisso já está feito. Também fizemos o compromisso com o presidente Hely Aires de elaborar, em parceria com o sindicato, um novo plano de cargos e salários que atenda às necessidades da categoria”, afirmou o prefeito.

Com Assessoria de Comunicação do Sinplalto

Notícias relacionadas