Super banner

Steve Jobs confirma expectativas e lança tablet da Apple (iPad)

Steve Jobs confirma expectativas e lança tablet da Apple (iPad)

O produto, definido por ele como “realmente mágico”, ocupa uma categoria entre o laptop e o smartphone e levará o nome de iPad.

Os eletrônicos chamados de tablets fazem parte de uma categoria de computadores ultraportáteis, com tela sensível ao toque. No caso da Apple, o produto será uma espécie de iPhone aumentado, que oferecerá menos limitações de espaço aos usuários e aos desenvolvedores de aplicativos.

“Qualquer jogo que tiver diversos objetos se movimentando na tela, ou um mapa a ser explorado, oferecerá uma melhor experiência [em um tablet]”, afirmou à agência de notícias AP Lynch Smith, presidente de uma desenvolvedora de games para iPhone e Mac, antes do anúncio desta quarta-feira. A Apple fica com parte do lucro obtido com a venda de aplicativos, como jogos, comercializados geralmente entre US$ 0,99 e US$ 9,99.

A Apple não é, no entanto, a única empresa a embarcar na onda dos tablets. No evento de tecnologia Consumer Electronics Show, realizado em Lãs Vegas no início do mês, Steve Ballmer, da Microsoft, apresentou um computador ultraportátil com tela sensível ao toque da HP. Já Paul Otellini, da Intel, demonstrou esse tipo de tecnologia durante seu discurso, enquanto a Dell exibiu um protótipo dessa mesma categoria de produto.

O blog de tecnologia “TechCrunch” divulgou, no domingo (24), que Steve Jobs teria se referido ao novo produto como “a coisa mais importante que ele já fez”. A publicação informou que essa frase foi ouvida de diferentes fontes independentes. “Vindo de um homem que criou tanto, isso pode significar algo”, concluiu o blog.

Segredo mal guardado
O anúncio do tablet é aguardado pelo menos desde setembro do ano passado. Na ocasião, Steve Jobs, afastado durante meses da diretoria da Apple e da vida pública por motivos de saúde, voltou aos palcos e anunciou apenas novos modelos de iPod. Em reportagem desta quarta-feira, o “USA Today” afirmou que o tablet poderia ser considerado o segredo mais mal guardado de Steve Jobs.

Um dos fortes indícios de que o novo tablet estaria chegando é a constante negociação da Apple com empresas de conteúdo editorial. A companhia teria falado com grandes editoras, como a New York Times, a Conde Nast Publications e a HarperCollins Publishers (da News Corporation), para criar uma plataforma para conteúdos como revistas, livros e jornais.

Dados técnicos do iPad

O iPad usa chip próprio da Apple, chamado A4. 1GHz. 16, 32 e 64GB de armazenamento. Wi-Fi N, Bluetooth 2.1 + EDR. 10 horas de bateria.

Dimensões: 0,5 polegadas de espessura; pesando menos de 1kg.

Tela: 9,7 polegadas com Multi-Touch capacitivo

FONTE: COM INFORMAÇÕES DA UOL TECNOLOGIA E GOOGLE DISCOVERY

Notícias relacionadas