Super banner

STF autoriza e Araxá inicia busca por compra de vacinas; prefeito Robson Magela divulga vídeo sobre esta iniciativa

STF autoriza e Araxá inicia busca por compra de vacinas; prefeito Robson Magela divulga vídeo sobre esta iniciativa

 Com a maioria formada no Supremo Tribunal Federal (STF) para autorizar Estados e municípios a comprar e distribuir vacinas, a Prefeitura de Araxá vai em busca da aquisição dos imunizantes. O prefeito Robson Magela determinou que a secretária municipal de Saúde, Diane Dutra, não meça esforços para que seja realizada a aquisição de doses para vacinação da população contra a Covid-19.

 O município já havia encaminhado o pedido de compra de 100 mil doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo, no início de janeiro passado. Porém, o Governo Federal tinha até agora a exclusividade para adquirir todas as vacinas importadas ou produzidas no Brasil.

Mas, o novo entendimento firmado pelo STF nesta terça-feira (23) é de que Estados e municípios podem comprar e distribuir vacinas caso o Ministério da Saúde falhe ou seja omisso com o Plano Nacional de Imunização (PNI), ou na hipótese em que a cobertura planejada pela pasta não seja suficiente contra a doença.

 Além das vacinas já aprovadas no país, podem ser importadas as registradas na Europa, Estados Unidos, Japão ou China, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize a distribuição e aplicação dos imunizantes.

 De acordo com o prefeito Robson Magela, Araxá vai em busca de vacinas para imunizar toda a população. “Temos recursos suficientes para aquisição. E hoje essa é a nossa prioridade. Se for possível, vamos adquirir vacinas para acabar com esse pesadelo. Todo o esforço possível será feito, todos os contatos que temos será realizado. Com a decisão do STF confirmada, Araxá está em busca de imunizantes contra esse vírus.”

VÍDEO: Prefeito Robson Magela não descarta novas medidas de restrição e afirma que Araxá quer comprar vacinas contra a Covid

Notícias relacionadas

3 Comentários

  1. LUIS EUSTAQUIO DE CASTRO

    Não é bem assim, autorizou não só Araxá mas TODOS os estados e municípios e outra coisa: a aplicação tem seguir o plano nacional de vacinação.

    Responder
  2. Geraldo magela

    Boa divulgar tudo que esta acontecendo
    Colocar barreiras nas entradas da cidade.com orientacoes e alcool gel e mascaras.
    Fazer barreiras no calçadão a uma grande aglomeracoes neste local.as pessoas nao tem tanta grana assim para ficarem gastando.vao la para andar atoa.
    Tive observando esses dias onibus rurais com grande aglomerações e sem mascara
    Pessoal do cemiterios trabalhando sem roupas adequadas e EPIs.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *