
Aprendizado sobre utilização de embalagens para educadores da rede pública de ensino, e peça falando dos desafios e descobertas de uma mãe de quatro filhos fizeram parte da programação do projeto Tri Ciclo Espetáculos – edição Araxá – nos dias 21 e 25 de novembro.
Atrações selecionadas para a cidade que acolhe a iniciativa cultural há 8 anos, e que em 2018 foram proporcionadas pela patrocinadora Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei de Incentivo à Cultura, Rouanet.
Oficina com lotação total de 50 profissionais da educação na Escola Municipal Dona Gabriela, e Teatro Municipal com 300 pessoas se divertindo com a primeira apresentação, no município, da peça “Pendura e Cai”, da mineira Concessa.
Idealizado pelas produtoras culturais Cynthia Verçosa e Lívia Ferolla, o Tri Ciclo promove um círculo de espetáculos de teatro, dança, música, circo e oficinas de qualificação para educadores.
A proposta tem entre outros objetivos a contribuição para o fomento cultural da região, fortalecimento das relações da patrocinadora com a comunidade, e formação de público.
Outro ponto que difere o projeto é a acessibilidade com um percentual do material gráfico em braile, tradução simultânea das peças teatrais em libras, disposição de acesso a cadeirantes, e assentos destinados a idosos. Toda a programação é ofertada ao público gratuitamente.
8ª edição
Outubro e novembro foram os meses escolhidos de 2018 para a realização do 8ª ano do projeto Tri Ciclo Espetáculos, que iniciou em Salitre de Minas dia 17 de outubro com teatro infanto-juvenil na Escola Estadual Venina Tavares, na zona rural.
Seguindo, no estilo festival, em Sacramento com mais 17 atrações no palco principal da Igreja do Rosário, Praça Dr. Valadares, e em outros pontos da cidade de 18 e 26 de outubro, período que abrangeu um público de 7 mil pessoas, de crianças a idosos.
Nos oito anos o projeto, já realizou 112 espetáculos para um público de 127 mil espectadores nas cidades de Araxá, Sacramento, Salitre de Minas e Uberaba.
Oficinas
Materiais recicláveis trabalhados com técnicas artesanais e manuais ensinadas pelo artista plástico Thiago Felipe de Souza. A oficina, trabalhada em Sacramento e Araxá, atendeu 70 educadores de instituições públicas e particulares. Ensinando uma forma diferente através do princípio dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reaproveitar.