Super banner

Tecnologia de ponta é destaque durante missão na Europa

Tecnologia de ponta é destaque durante missão na Europa

Tecnologia de ponta é destaque durante missão na Europa 1

Da Redação – A missão araxaense que se encontra na Europa, chefiada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa, acaba de conhecer o que há de mais moderno em tecnologia em diversas áreas. A primeira fase aconteceu em Lisboa, Portugal, onde o chefe do Executivo, secretários e assessores, juntamente com representantes de classes de Araxá, foram recebidos por vários empresários interessados em investir em Araxá, como na implantação de fábrica de aviões de pequeno porte e helicópteros, além de várias outras áreas.

Em Portugal já se sentiu o grande interesse de empresários de outros países da Europa também em realizar investimentos na cidade e região. Em Madri, na Espanha, a missão araxaense se reuniu com os arquitetos Israel Alba Ramis e Monica Dominguez, momento em que foram discutidos vários projetos como a instalação, em Araxá, de indústria de beneficiamento de materiais recicláveis e a elaboração de projeto para a construção de um campo de futebol com estrutura para receber uma seleção estrangeira durante a Copa do Mundo de 2014.

O grupo se deslocou, em seguida, para a cidade de Valladolid, há cerca de 200 quilômetros de Madri, onde conheceram o moderníssimo Centro Tecnológico De Castilla e Leon. O prefeito e seus acompanhantes foram recebidos pelo diretor geral da Agência de Desenvolvimento Europeu, Jorge Izquierdo, e pela vice-ministra da Agência de Economia e Emprego, Begoña Hernandes Munhoz.

A vista no Centro Tecnológico começou pela empresa Cidaut, que trabalha com o desenvolvimento de tecnologia automotiva, estrutura para aviões em fibra de carbono e alumínio com liga de titânio. Esses produtos, apresentados pelo engenheiro industrial José Luiz Moreno de Castro, vão compor a lista de materiais para a fábrica dos aviões e helicópteros que poderá ser instalada em Araxá.

De lá os araxaenses seguiram para a empresa Cenit Solar, onde foram recebidos com placa especial de boas-vindas com as bandeiras daquela cidade e de Araxá. O diretor Alfonso Calderon Veganzones realizou apresentação especial sobre funcionamento da captação de energia solar e mostrou os equipamentos utilizados também na geração de energia através da biomassa, ou seja, restos de podas de árvores. Esta empresa, especializada na captação de energia solar é uma das principais pautas da missão araxaense, que busca informações sobre a energia mais barata e que não causa poluição. A energia pode ser utilizada para todos os fins.

A outra empresa visitada foi a Eolincyl S.L., que produz o equipamento para a captação da energia eólica, através da força do vento, girando hélices. O prefeito e comitiva foram recebidos pelo presidente Ricardo Brava Sayas, que exibiu os equipamentos e forneceu todos os detalhes sobre funcionamento, custos e outros detalhes técnicos. Depois de cumprir vasta agenda em cidades da região de Madri, a missão araxaense seguirá ainda para Israel, conhecerão o sistema de funcionamento do pivô central para irrigação movido a energia solar.

O prefeito Jeová, a secretária Alda Sandra, o secretário André Sampaio, o superintendente do IPDSA, Carlos Delfino, e o presidente da Acia, Márcio Farid, se mostraram bastante satisfeitos com o que viram.

“Esta vinda à Europa está sendo de muita importância para nossa cidade, pois estamos conhecendo o que há de mais moderno em tecnologia e solução para inúmeros problemas de Araxá e região. Ao retornarmos, teremos muitas novidades e ações que vão melhorar muito a qualidade de vida de nossa população”, destaca o prefeito.

Com Ascom PMA/Sérgio Gomes

Notícias relacionadas