Super banner

Tiro de Guerra comemora 64 anos com diversas atividades

Tiro de Guerra comemora 64 anos com diversas atividades

Várias atividades serão realizadas nos próximos dias para comemorar os 64 anos do Tiro de Guerra de Araxá. Dentre elas, será realizada na próxima quinta-feira (29) uma solenidade militar, oportunidade em que o major Marcus Bastos Lopes, chefe da Seção dos Tiros de Guerra do Comando da 4ª Região Militar, estará em Araxá visitando o TG.

Também está prevista a realização da 5ª Corrida Rústica do TG como parte das comemorações, que deverá ocorrer no dia 14 de novembro, segundo o chefe do TG, sargento Juarez Souza da Silva.

O Tiro de Guerra de Araxá foi criado em 31 de outubro de 1945. Na época, o prefeito era José Gonçalves Teixeita, que ocupa atualmente a função de diretor do TG, e o primeiro instrutor nomeado foi o sargento Isauro Assis de Souza.

Funcionou de 1945 até 1996 no Estádio Municipal Fausto Alvim e foi transferido para sua sede atual em julho de 1996, na primeira gestão do prefeito Jeová Moreira da Costa, sendo chefiado à época pelo sargento José Roberto Montandon, atual delegado do Serviço Militar de Araxá.

Os Tiros de Guerra são órgãos de Formação da Reserva do Exército Brasileiro, que possibilitam a prestação do Serviço Militar dos convocados em sua cidade natal, conciliando o trabalho e o estudo. Atualmente, o período de instrução vai de março a dezembro, sendo matriculados anualmente 150 jovens.

O TG teve como seu mais ilustre instrutor o capitão Horacílio Barros de Almeida, que serviu neste TG de 1959 a 1981, sendo uma referência entre os reservistas de Araxá. O capitão Barros faleceu em 2001 e, em sua homenagem, a Câmara Municipal criou a denominação histórica TG Capitão Barros em reconhecimento à dedicação do militar.

Atualmente, o TG tem como instrutores os sargentos de Infantaria, Eônio Albércio Costa Rodrigues e Elter Moraes Batista.

Notícias relacionadas