Super banner

Três dias para consolidar políticas de prevenção e enfrentamento

Três dias para consolidar políticas de prevenção e enfrentamento

Três dias para consolidar políticas de prevenção e enfrentamento 1

Da Redação/Raphael Rios – A Comissão de Apoio, Enfrentamento e Cuidado ao uso de Álcool e outras Drogas (Caecad) realiza na próxima entre os dias 20,21 e 22, a Semana Municipal de Combate às Drogas. O grande é a consolidação de uma política pública municipal sobre drogas no município. Durante os três dias, haverá palestras, discussões, seminários e uma caminhada de conscientização. A ação foi lançada hoje em entrevista coletiva com os membros da comissão, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).

De acordo com Anderson Alves Costa, é necessário articular todas as ações de forma que o combate as drogas seja mais eficiente. “Sabemos que as drogas, sorrateiramente, entram em nossas e destroem famílias. Hoje é lembrado o Dia Nacional de Combate à Violência ao Idoso e sabemos que muitos idosos sofrem com violência, seja física, moral, extorsão financeira por dependentes de drogas”, diz.

“Queremos alertar a população, que independente de o problema estar dentro da minha casa, temos que nos mover, tratar esse assunto com seriedade e nos unir para que possamos enfrentar esse problema”, destaca Anderson.

Criação do Conselho

Anderson afirma que para que o Conselho Antidrogas seja estabelecido é necessária a aprovação de um projeto de lei que trata sobre a criação. “Já encaminhamos uma minuta para a Assessoria Municipal de Assuntos Jurídicos e o doutor Jonathan Renaud de Oliveira, que assumiu esse compromisso conosco no dia 28 de abril, de após nós protocolarmos o projeto de lei, ele teria 15 dias para entrar com um projeto na Câmara Municipal. Esses 15 dias vão se completar no dia 17 deste mês.”, destaca Anderson.

Na programação do evento há uma assinatura simbólica do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) no dia 21 entre Executivo e Legislativo. Ainda segundo Anderson, a comissão só existirá até a criação do conselho que se responsabilizará das ações a partir do momento que for consolidado.  

Prevenção e enfrentamento

Três dias para consolidar políticas de prevenção e enfrentamento 2

O também membro da comissão, Antônio Marcos Belo, ressalta a necessidade de se trabalhar os eixos da prevenção e o enfrentamento. “A partir do momento em que a sociedade está alerta, a situação pode tomar outro rumo. Vamos reduzir? Talvez não, mas evitamos o crescimento que vem acontecendo.”

Campanha

A Semana Municipal de Combate às Drogas traz uma campanha assinada pelo publicitário Jean Vieira com o tema “Uma Vida Sem Drogas. Eu Curto!” e estará presentes nas principais redes sociais visando mobilizar a população, principalmente os jovens.

“Pensamos em aproximar a campanha de algum tema que faça parte da vida dos jovens nos dias atuais, e o que está na cabeça de toda a moçada são as redes sociais. Decidimos fazer uma associação com o “curtir”, usado no Facebook, com o gostar de viver uma vida sem drogas. Achamos que falar com o jovem através de uma linguagem que ele está acostumado em seu dia a dia é mais fácil de se fazer uma conscientização”, destaca Jean Vieira.

Três dias para consolidar políticas de prevenção e enfrentamento 3

Notícias relacionadas