Super banner

Trotes prejudicam atendimento do Corpo de Bombeiros em Araxá

Trotes prejudicam atendimento do Corpo de Bombeiros em Araxá

Maioria dos trotes é feita por crianças - Editoria de Arte/Diário de Araxá

Da Redação/Isabella Lima – O 5º Pelotão de Corpo de Bombeiros em Araxá conta com apenas duas linhas de emergência, pelo número 193. É através deste telefone que são feitos pedidos de resgate e socorro. Mas as linhas ocupadas por causa de trotes prejudicam o contato com o quartel.

A maioria dos trotes é feito por crianças. São ligações falando que a casa está pegando fogo, e até telefonema para xingar os bombeiros. Soldado Neto diz que os trotes das crianças são facilmente identificáveis, mas o grande problema é a ocupação das linhas.

Ele explica que Araxá tem o efetivo reduzido – são apenas nove Bombeiros por dia para atender nove municípios – e os trotes podem mobilizar toda a equipe, deixando o quartel sem pessoal.

“Uma vez ligaram contando de um ônibus que tinha tombado na rodovia, próximo à Boca da Mata. Foi muito convincente, tanto que mandamos todo nosso pessoal pra lá. E era trote.”

Toda ligação para o número 193 é gravada. Além de prejudicar o atendimento do Corpo de Bombeiros à população, quem passa trote pode ser indiciado por falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena varia de um a seis meses de detenção ou multa.

Notícias relacionadas