Super banner
Super banner

Uniaraxá anuncia início das obras do Centro Cultural com apoio da CBMM

Uniaraxá anuncia início das obras do Centro Cultural com apoio da CBMM

Um novo espaço com uma nova proposta, totalmente equipado didática e tecnologicamente com livre acesso à toda comunidade de Araxá e região, esse é o Centro Cultural do Uniaraxá. Com o lançamento do início das obras na noite da última terça-feira (29), o Centro do Conhecimento será um espaço moderno, que abrigará biblioteca, espaço multimídia e ambientes destinados à exposições culturais, abrigará também um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas. A obra está orçada em R$ 25 milhões, deve ser entregue em quatro anos, e será totalmente patrocinada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

O diretor Administrativo da CBMM, Antônio Gilberto Ribeiro de Castro, afirma que a intenção é oportunizar total acesso da comunidade em geral ao “Centro do Conhecimento”. “Uma oportunidade a todas as pessoas, de qualquer classe social da cidade, que dará acesso ao conhecimento que nós julgamos fundamental para o desenvolvimento de todos”, afirma.

O reitor do Uniaraxá, professor Válter Gomes, afirma que o lançamento da pedra fundamental é o início da realização de um sonho iniciado há mais de três anos. Segundo ele, desde a primeira oportunidade que o Uniaraxá procurou a CBMM, a empresa foi solícita à necessidade e garantiu que recursos não faltariam para que a ideia saísse do papel. “O Centro Cultural do Uniaraxá será um marco na história de Araxá e região. Teremos um ambiente que será reconhecido por oportunizar livre acesso à cultura e ao conhecimento de forma geral”, afirma.

O presidente da Fundação Cultural de Araxá (FCA), Márcio Farid, acredita que a aprovação do projeto reforça o reconhecimento do trabalho realizado pelo Uniaraxá. “É um espaço aberto à comunidade, aos estudantes que quiseram fazer aqui suas pesquisar e com acesso aos equipamentos de última geração. Um ganho muito grande para a comunidade, com anfiteatro que receberá grandes eventos não só de Araxá, mas de outras cidades”, afirma.

O prefeito Aracely de Paula acredita que quanto mais espaços voltados para a cultura houver, mais a cidade dará todas as condições, em especial para a juventude, para o acesso ao conhecimento “Uma cidade que tem a oportunidade de ter os equipamentos que nós temos, é uma cidade feliz. Nós estamos rompendo barreiras e abrindo espaço para sonhar e ampliar nossas possibilidades”, destaca.

Prefeito anuncia doação definitiva da área da faculdade

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Aracely anunciou ao público um projeto de lei de autoria do Executivo que doa definitivamente à Fundação Cultural de Araxá, mantenedora do Uniaraxá, a área de 34,8 mil m² onde está instalado o campus universitário.

Aracely ressaltou que a doção visa possibilitar a ampliação dos cursos que são oferecidos à comunidade araxaense, e consolidará para a entidade sua capacidade econômica e patrimonial, contribuindo para o seu desenvolvimento e o crescimento de suas atividades, investindo seus recursos na melhoria de suas instalações, de seus profissionais, em tecnologias avançadas e na qualidade de seus cursos.

Em contrapartida, de acordo com o projeto de lei, a FCA favorecerá alunos que tenham mais dificuldades financeiras para frequentar algum de seus diversos cursos.

A matéria já está tramitando na Câmara Municipal de Araxá.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x