Super banner

Uniaraxá debate medidas preventivas à Gripe A

Uniaraxá debate medidas preventivas à Gripe A

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) deu início ao segundo semestre letivo no dia 27 de julho, porém, na última segunda-feira (3) a reitoria resolveu suspender as aulas até o dia 10, atendendo a uma recomendação do Governo do Estado de Minas Gerais/Secretaria de Saúde, como medida preventiva em relação à Gripe A Influenza H1N1.

De imediato, foram transmitidas orientações por via eletrônica, para toda a comunidade acadêmica e parceiros da Instituição de Ensino Superior, solicitando multiplicá-las em suas bases. Após o intervalo para esclarecimentos e providências, as aulas e atividades acadêmicas foram retomadas hoje (10).

Uniaraxá debate medidas preventivas à Gripe A 1

A seguir, algumas medidas foram adotadas para prevenção e enfrentamento da doença. Representantes do Grupo de Gestão e da diretoria do Uniaraxá reuniram-se com o coordenador do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Araxá, Elias Pedro Vieira, que repassou informações e deu esclarecimentos aos professores e funcionários da Instituição, em palestras-relâmpagas.

Elias Pedro destacou que o Centro Universitário adotou uma atitude de responsabilidade social diante da pandemia que se espalha pelo mundo. Ressaltou a importância do trabalho de esclarecimento sobre a nova gripe na Instituição, visto que esta recebe um grande fluxo de alunos não só de Araxá, mas de várias cidades da região. Ele reforçou que, como formadores de opinião, os professores podem colaborar com o repasse de informações corretas para as pessoas dentro e fora da sala de aula.

Uniaraxá debate medidas preventivas à Gripe A 2

O reitor Válter Gomes informou que o Uniaraxá está adotando as medidas que considera relevantes para evitar que as pessoas fiquem alarmadas. Foram instalados recipientes com álcool gel em diversos locais para que os usuários possam complementar a higienização das mãos.

Professores e alunos que apresentarem sintomas serão orientados a procurar um serviço de saúde, ausentando-se da Instituição pelo período recomendado. Os estudantes que ficarem afastados não terão prejuízos com seu percentual de frequência. Haverá atendimento à distância, através do Portal Uniaraxá para que não percam o conteúdo ministrado. Os funcionários foram instruídos para a correta desinfecção de utensílios e ambientes.

Válter Gomes disse que a Instituição está à disposição da Secretaria de Saúde, seja na oferta de estagiários da área de Ciências da Saúde para atuarem na campanha de enfrentamento à gripe Influenza, seja na propagação das medidas de profilaxia da doença.

Uniaraxá debate medidas preventivas à Gripe A 3

“Estamos repassando informações através do nosso site e contatando nossos parceiros para que nos ajudem a conscientizar o maior número de pessoas possível. Devemos agir com precaução, sem deixar de ter vida normal. Vamos manter nossos compromissos como ir à escola, ao trabalho e participar de reuniões sociais. Entendemos que, cientes da situação, todos devemos ter os cuidados necessários, mas não há nesse momento motivo para atitudes extremas”, conclui o reitor.

Notícias relacionadas