Com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos de estudantes, professores e profissionais da Agronomia, foi realizada entre os últimos dias 22 e 25 a 11ª Semana Agronômica do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). A programação foi composta por palestras e minicursos, com temas voltados à agricultura brasileira e regional.
Os temas foram os mais variados, conforme conta o coordenador do curso de Agronomia do Uniaraxá, Rafael Assis. “Abordamos, desde a tecnologia na Agricultura – Agricultura 4.0 – passando por técnicas de manejo e conservação de solos, controle de fitopatogenos, perspectivas de carreiras para os engenheiros agrônomos recém-formados, entre outros importantes e atuais temas de interesse dos estudantes e de todos os envolvidos no ramo do agronegócio”, conta.
Durante o evento, o público participante teve a oportunidade de refletir sobre diversas questões e construir conhecimentos que agregarão valor à sua formação. Dentre as atividades, uma chamou a atenção de todos, por ser inusitada: a degustação de insetos para alimentação humana.
Luan Alberto, professor de uma instituição de ensino da região, trouxe ao campus do Uniaraxá, os insetos úteis ao minicurso “Controle Biológico e Utilização de Insetos na Alimentação Humana”.
“Nesse minicurso, no qual se discutiu sobre a utilidade dos insetos, foram apresentados os mais modernos usos sobre o controle biológico, o uso de insetos polinizadores; e, por fim, o uso de insetos na alimentação humana”, destaca Rafael. A atividade marcou o encerramento da Semana Agronômica e despertou a curiosidade da comunidade acadêmica.
O coordenador Rafael fez um balanço positivo do evento e destaca a que o retorno do público participante foi positivo. “Este ano, além de participação recorde, tivemos um grande índice de feedbacks positivos, em relação ao evento. Certamente, no próximo ano, promoveremos uma Semana Agronômica, ainda, melhor”, conclui.