Super banner
Super banner

Vacinação contra a febre amarela retornará no Centro de Vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde nesta sexta-feira

Vacinação contra a febre amarela retornará no Centro de Vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde nesta sexta-feira

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa o fim do estoque das doses de vacina contra febre amarela, porém garante que ainda esta semana estará recebendo novo reforço. Com o surto da doença que acometeu o Estado neste mês, o Centro de Vacinação Dr. Gil Montandon, e as demais unidades de saúde do município receberam uma quantidade considerável de pessoas em busca da imunização.

A enfermeira Renata Lima, do setor de Imunologia da Secretaria Municipal de Saúde, entrou em contato com a direção da Superintendência Regional de Uberaba e viabilizou mais doses. “Esse estoque que a gente tinha encerrou na terça-feira, mas imediatamente pedimos uma reposição para a nossa Regional que fica em Uberaba e, não foi reabastecido, anteriormente, porque lá também já tinha terminado. Então, o pedido foi para a Secretaria Estadual que está nos enviando as vacinas. A previsão é chegar a Araxá mil doses de vacina de febre amarela”, destacou a enfermeira.

A vacinação ocorre para crianças de nove meses, com reforço aos quatro anos. Adultos que viajarão para áreas de risco, mas não têm comprovação vacinal podem solicitar os cartões nos postos de saúde com apresentação de documentos pessoais. Já para idosos com mais de 60 anos é obrigatório apresentação de prescrição médica. São considerados imunes todos que já receberam duas doses da vacina.

Renata Lima informa que o novo estoque será entregue para Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira, 19 de janeiro, e que, no dia seguinte, sexta-feira, a população encontrará as doses da vacina de febre amarela disponíveis no Centro de Vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

“Esta semana, a gente está com previsão de reabrir o atendimento ao público na sexta-feira (20 de janeiro), com a vacinação normalmente. Assim que recebemos esse novo estoque, vamos fazer a separação dessas doses, de modo que as unidades de saúde, a Uninorte, a Unileste, a Unisa, a Uninordeste e a Unisul possam disponibilizar essa vacinação. As pessoas têm que se conscientizar que precisa guardar o cartão de vacina, que é um documento muito importante. Essa vacina de febre amarela tem as suas especificações”, acrescentou a enfermeira Renata Lima.

A enfermeira também reforçou que a apresentação do cartão de vacina se faz mais importante ainda para os idosos. “Temos que avaliar a história desse paciente. O idoso, acima de sessenta anos, que não tem a comprovação de vacina, ou seja, não tem cartão, não sabe nem se já foi vacinado. Nestes casos é necessária a prescrição médica. Foram feitos vários estudos e chegaram a conclusão que essa faixa etária, quando recebe a vacina pela primeira vez, o risco de eventos adversos graves é muito grande. O médico tem que avaliar o risco benefício da vacina para o paciente”, comentou a enfermeira.

Renata Lima ainda ressaltou que todo mês a Secretaria Municipal de Saúde solicita o estoque de vacina contra febre amarela para a Superintendência Regional de Uberaba.

Pontos e horários de vacinação:

– Centro de Vacinação: 8h às 16h30

– Unileste, Unisul e Uninorte: 7h às 12h

– Uninordeste: 7h30 às 12h30

– Unisa: 11h às 17h

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x