Super banner
Super banner

Vale Fertilizantes é premiada entre as 200 maiores Minas do Brasil

Vale Fertilizantes é premiada entre as 200 maiores Minas do Brasil

Foto: Tapira Teen

A Vale Fertilizantes recebe, mais uma vez, o reconhecimento por suas atividades e por contribuir diretamente com a indústria de fertilizantes e com o crescimento econômico nacional. Há 35 anos em operação, a mina premiada deste ano está localizada no município de Tapira, em Minas Gerais. A mina está entre as 200 maiores do país, de acordo com o ranking das 200 Maiores Minas Brasileiras, promovido pela revista Minérios e Minerales, especializada em mineração.

“Ficamos orgulhosos com esse reconhecimento. Isso demonstra que nossos esforços estão sendo recompensados e nossos valores ressaltados. Trabalhamos focados em saúde e segurança e na preservação do meio ambiente, no bem-estar dos empregados e das comunidades nas quais estamos inseridos. Além disso, buscamos a eficiência máxima dos processos, com a criatividade das equipes e produtividade para o desenvolvimento sustentável”, afirma o gerente Industrial da unidade Flávio Roberto de Castro.

No ranking segurança a unidade de Tapira da Vale Fertilizantes foi destaque em 2º lugar.

Mina Tapira

Atualmente, Tapira é a maior mineração de fosfato do Brasil e a segunda maior da América Latina, atrás apenas da unidade de Bayóvar, no Peru. A rocha fosfática de Tapira dá origem a dois produtos: o concentrado fosfático convencional e o ultrafino, ambos utilizados em fertilizantes para diferentes culturas agrícolas.

Para chegar à concentração do produto final, a rocha fosfática segue um longo processo na unidade. Após a lavra na mina, o minério é transportado via caminhões para as britagens, onde é reduzido a granulométricas menores, para adequação ao processo. Em seguida, o minério é empilhado em pátios de homogeneização, formando pilhas homogêneas que vão alimentar o processo de concentração na usina de beneficiamento.

É na usina que ocorrem todas as etapas de concentração da rocha fosfática, sendo os principais processos a rebritagem, moagem, deslamagem, separações magnéticas e flotação. Visando um alto desempenho e integração entre os processos, o local possui um sistema que monitora 24 horas por dia todos os equipamentos e processos de concentração.

Notícias relacionadas