Super banner

Vale Fertilizantes recebe visita da diretoria da Acia

Vale Fertilizantes recebe visita da diretoria da Acia

A Vale Fertilizantes, empresa que assumiu o comando da Bunge e da Fosfertil, recebeu a visita dos diretores da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) e também de vereadores que estiveram na unidade industrial da cidade. A reunião tratou de assuntos de interesse da classe empresarial da cidade.

O encontro foi solicitado pela Acia e prontamente aceito pela Vale Fert que marcou a data da reunião. A empresa enviou para a reunião em Araxá o diretor de Operações de Fosfatados, Vicente Humberto Lôbo Cruz; o gerente de Planejamento de Compras, Carlos Bessa Ferreira; o gerente de Suprimentos Indiretos, Pierre Karan Wehbe; e a gerente da Fundação Vale, Cristiana Mendes, que ao lado do gerente Geral Unidade Araxá/Guará, Flávio Roberto de Castro e do gerente Tapira, Guilherme de Castro Correa, fizeram uma apresentação da Vale Fert, dos seus planos para o setor de fertilizantes e a política de relacionamento que pretende desenvolver com os empresários e a comunidade de Araxá.

A Acia foi representada pelos diretores Valda Sánchez, Alexandre Matizonkas, José Ramos Zago, Marinez Gotelip Oliveira, Antônio Nogueira Júnior, Benedito Gonzaga Teixeira, Jaime Sánchez Rozo, Suelene Silva, Emílio Neumann, Leandro Haddad, Antônio Leonardo Lemos Oliveira, João Bosco Sena, Ênio Braga de Araújo e Fernando Paula Ribeiro. Os vereadores, José Domingos, Mateus Vaz de Resende, Lídia Jordão, Edna Castro, José Maria Lemos Júnior e César Romero (Garrado) também participaram da reunião no Complexo Industrial da Vale Fert em Araxá.

Os diretores da Acia ficaram satisfeitos com a reunião fazendo um balanço positivo da visita. Segundo eles, a Vale Fert deve aumentar as compras em Araxá, pois as perspectivas de crescimento e investimento são muito favoráveis.

“A Acia não vai medir esforços para que as empresas locais saibam como o processo é feito e se qualifiquem para continuarem a ser fornecedoras ou iniciem o processo”, afirma Valda Sánchez.

De acordo com a empresa, somente em 2010 a Bunge e a Fosfertil juntas investiram cerca de R$ 80 milhões em compras no comércio de Araxá. Este montante foi direcionado para a aquisição de 776 itens de produtos necessários para o funcionamento da companhia. Os diretores da Vale Fert informaram que o número representou menos de 10% do valor das compras que as duas empresas realizaram em 2010.

A Vale Fert vai visitar a Acia no final de abril, quando seus diretores irão participar de uma nova reunião, agora com a presença de todos os empresários de Araxá interessados em fornecer produtos e serviços para a empresa. A companhia irá apresentar em detalhes todas as regras e exigências que são necessárias para que os empreendedores araxaenses possam vender para a Vale Fert.

A vice-presidente da Acia ressalta que os diretores da entidade foram muito bem recebidos pelo corpo diretivo da Vale Fert. “A apresentação que nos foi feita sobre a empresa foi bastante interessante, mostrando números, dados e perspectivas de crescimento e investimento para a nossa cidade e região. As expectativas são excelentes”, destaca.

Segundo Valda, a reunião que irá acontecer na Acia, aberta para os empreendedores da cidade, será de fundamental importância porque a Vale Fert vai repetir a ampla explanação apresentada sobre como as empresas da cidade devem se adequar para serem potenciais fornecedores da companhia.

“Nós sabemos que por se tratar de uma empresa gigante os processos são mais meticulosos e a demanda em grande escala e, portanto é necessário que as empresas de Araxá passem por uma adaptação.”

O diretor de Marketing e Relacionamento da Acia, Antônio Nogueira Júnior, diz que a Vale Fert está abrindo uma possibilidade importante de que os empresários que já eram fornecedores da Bunge e da Fosfertil possam se manter, e que novas empresas também passem a vender seus produtos e serviços não só para a unidade de Araxá e Tapira mas também para outros unidades da companhia.

“O principal objetivo da reunião da Acia com os diretores da Vale Fert foi fomentar os negócios dos empresários araxaenses com a empresa que chegou recentemente à Araxá. Tivemos a satisfação de contar também com a participação dos vereadores de nossa cidade e realmente nos sentimos muito bem-vindos por todos os diretores da empresa que lá estavam. Desde os diretores vindos de São Paulo até os gerentes locais e a assessora de comunicação Carina Araújo nos receberam muito bem, mesmo. Percebemos que a filosofia da Vale é mais voltada para a comunidade onde está atuando, por isso acho que ela realmente vai privilegiar mais a nossa cidade, concentrando mais seus investimentos no comercio de Araxá.”

O presidente da Acia, Márcio Antonio Farid, diz que o encontro foi muito importante para a entidade, e consequentemente para os empreendedores da cidade. “Temos que nos aproximar ao máximo da Vale Fert que tem uma proposta de participação ativa na nossa comunidade e de uma valorização interessante dos empresários de Araxá. A presença dos diretores da Vale na Acia para explicar aos empreendedores interessados o passo a passo de como deve ser feito para participar das concorrências e cotações da empresa vai ser um momento fundamental para o crescimento do nosso comércio. Esta reunião ainda não tem uma data definida, mas deve acontecer já no mês de abril.”

Notícias relacionadas