
DA REDAÇÃO – O vereador Mauro do Detran (PDT) assume a Secretaria Municipal de Segurança Pública na próxima quarta-feira (10). Ele foi comunicado desta decisão em reunião com o prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) e equipe de secretários realizada agora a pouco, no Instituto Colombo, no Barreiro, sede provisória da Prefeitura de Araxá. Jeová anunciou oficialmente Mauro como secretário no programa de rádio “Prefeito com Você” desta sexta-feira (5).
Com isso, Pastor Moacir (PDT) assume o lugar de Mauro na Câmara Municipal de Araxá, voltando a atuar como vereador suplente. Ele deve ser empossado pelo presidente Miguel Júnior (PMDB) já na próxima quinta-feira (11).
Em entrevista ao Diário de Araxá, Mauro destaca que desde que foi cogitado para assumir a nova pasta criada pela prefeitura e aprovada recentemente pela Câmara vem traçando um planejamento sobre a questão da segurança pública, inclusive ressalta que a questão da implantação Olho Vivo (sistema de monitoramento por câmeras de segurança nos principais pontos) só foi possível pela parceria do Município com o Governo do Estado.
“Fora isso, seria inviável. Inclusive, já na próxima segunda-feira (7) me reunirei com o secretário de Defesa Social (Rômulo Ferraz) para tratar sobre este projeto, pois somente com a contrapartida da prefeitura é que foi possível o Olho Vivo ser implantado em Araxá”, afirma.
O novo secretário acrescenta que a implantação do Olho Vivo foi sua principal demanda para assumir a nova pasta. “Deixei claro que se esse projeto não possível eu não assumiria a secretaria, esta foi a principal condição para eu entrar”, diz.
Mauro destaca também que entre suas prioridades estão a implantação da Guarda Municipal e a união de forças entre o Município e os demais órgãos de segurança pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Sistema Prisional) para atuar junto à população, principalmente no combate à criminalidade e ao tráfico de drogas, questões pontuais e fiscalizações no setor de trânsito e outros. “E com o Olho Vivo vai ser possível inibir, ter um controle maior dos espaços públicos e escolas”, reitera.
Recém-chegado ao campo político, Mauro atuou pouco mais de sete meses na vereança e fala sobre seu mais novo desafio. “Eu costumo dizer que um dos maiores combustíveis do ser humano é enfrentar desafios, principalmente os novos, mas com a minha longa data e experiência na Polícia Civil, principalmente no combate à criminalidade, vamos unir forças e, junto com os demais sistemas de segurança, falar uma só voz”, conclui.