Super banner
Super banner

Vereadores comentam situação da Saúde em Araxá

Vereadores comentam situação da Saúde em Araxá

Em Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá, realizada na tarde desta terça – feira (18), usaram a tribuna os vereadores Fárley Pereira de Aquino (DEM), José dos Reis de Paula (Zezinho – PT), César Romero da Silva (Garrado – PR), Luiz Carlos Bittencourt (PTN), Emílio de Paula Castilho (PR), Bosco Júnior (PT do B) e Jairinho Borges (PRP). Os vereadores falaram sobre diversos assuntos como segurança pública, infância e adolescência e serviços urbanos, porém a saúde foi o principal tema abordado na tribuna.

O Vereador Fárley Pereira de Aquino foi o primeiro a usar a tribuna. Ele falou sobre melhorias requisitadas no Hospital Dom Bosco, que vai passar a atender as demandas de procedimentos de angioplastia e cateterismo para pessoas com urgência e emergência cardíaca de Araxá e região. Essa iniciativa vai evitar que diversos pacientes precisem viajar para outras cidades para realizar este tipo de procedimento.

O Vereador Zezinho apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre o parcelamento do solo e chacreamento das áreas rurais do Município de Araxá. O Vereador lembrou que não será mais necessário realizar Fórum Comunitário para debater a situação do Hospital Casa do Caminho, devido ao acordo firmado com a Prefeitura Municipal para reativação dos serviços. O parlamentar declarou sua satisfação pela reativação do Hospital.

O Vereador Garrado também abordou o tema saúde. Ele agradeceu a Casa do Caminho e Hospital Dom Bosco pelas negociações com o poder público municipal, para atender as demandas da saúde pública em Araxá. O parlamentar destacou a preocupação com o cidadão araxaense nas realizações dessas negociações para reabrir a Casa do Caminho e para implantação dos atendimentos de cardiologia junto ao Hospital Dom Bosco.

O Vereador Luiz Carlos Bittencourt comentou a ação em que o Rotary Club, que entregou um freezer para a Santa Casa para armazenar sangue e hemoderivados. Ele também comentou a reforma da Ala da Maternidade do Hospital que está sendo custeada pelo Banco Itaú. O Parlamentar destacou o trabalho do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá) e explicou como o Conselho controla as ações financiadas pelo (FIA) Fundo da Infância e Adolescência.

O Vereador Emílio falou sobre orecapeamento realizado nos bairros Guilhermina Vieira Chaer e Francisco Duarte. Ele destacouque serão investidos 6 milhões em operações de recapeamento asfáltico nas Ruas e Avenidas de Araxá. Emílio também comentou a aprovação do Projeto de Lei 21/2017 que autoriza a Prefeitura a apoiar Eventos Educacionais, Esportivos, Culturais e de Turismo que atendam ao interesse público, destacando a importância deste projeto para atender uma demanda antiga dos organizadores de eventos em Araxá.

O Vereador Bosco Júnior iniciou sua fala fazendo um balanço do trabalho realizado por seu gabinete no ano de 2017. O Parlamentar apresentou diversas indicações relacionadas aos Serviços Urbanos em Araxá. Segundo o Bosco, o espaço da Câmara também precisa ser utilizado para destacar ações positivas, como a obra de recapeamento asfáltico entre a Boca da Mata e Bairro Parque das Flores, que estão bastante adiantadas.

O Vereador Jairinho Borges foi o último a usar a tribuna e fez uma crítica geral a corrupção no Brasil. Ele lembrou que no ano de 2016 foi realizado um Fórum Comunitário para debater melhorias necessárias na sede dos Correios de Araxá. Ele lamentou o fato de que até o momento, nenhuma melhoria tenha sido realizada. O Vereador comentou a dificuldade de contato com a empresa OI para solicitação de retirada de orelhões, que estão atrapalhando algumas vias pública da cidade.

Indicações, moções e projetos apresentados na tribuna

Mesa diretora

Moção de Congratulações – Ao empresário Ricardo Zema, que completou 60 anos de trabalho, frente ao Grupo Zema, no mês de abril de 2017.

Moção de Congratulações – Aos organizadores do Congresso Umadecon 2017, realizado nos dias 15, 16 e 17 de abril em Araxá.

Projeto de Lei – Por iniciativa do Vereador Fabiano Santos Cunha, fica reconhecida de Utilidade Pública Municipal, a Associação Araxá de Jiu-Jitsu.

Fárley Pereira de Aquino

Indicação – Construir calçada na área institucional do Bairro Jardim Europa I.

Indicação – Operação tapa buracos ou recapeamento na Rua José Torres, no Bairro Vila Silvéria.

Projeto de Lei – Denominação de via pública para Rua Margarida Ferreira da Silva, a atual Rua H do Loteamento Residencial Dona Adélia II.

Projeto de Lei – Denominação de via pública para Rua Toninho da Cemig, a atual Rua H do Loteamento Vila das Artes.

José dos Reis de Paula

Projeto de Lei – Dispõe sobre o parcelamento de solo e chacreamento das áreas rurais do Município de Araxá e dá outras providências.

César Romero da Silva

Agradeceu a casa do caminho e hospital dom Bosco pelas negociações com o poder público municipal, para atender as demandas da saúde pública em Araxá. Ficou feliz com a preocupação com o cidadão araxaense e com a saúde de Araxá nas realizações dessas negociações para reabrir a Casa do Caminho e os atendimentos de cardiologia pelo Hospital Dom Bosco

Indicação – Denominação de logradouro pública “Estádio Municipal Ronan Ferreira da Costa”, o Campo de Futebol do Santa Terezinha, em Araxá.

Luiz Carlos Bittencourt

Indicação – Estudo para reforma da Praça João Augusto dos Santos, na Rua Funcionário João rosa, no Bairro Santa Luzia.

Indicação – estudo para a construção de trevo de acesso ao Bairro Parque das Flores e um ponto de ônibus no sentido Centro/Bairro em frente à entrada da comunidade.

Emílio de Paula Castilho

Indicação – pedido de estudo ao Juiz Eleitoral da Comarca de Araxá, José Aparecido Fausto de Oliveira, para criação de novas sessões eleitorais em Araxá, em locais como o Cemei Dalva Santos Zema, Núcleo de Convivência do Santo Antônio, na Unidade de Saúde do Setor Sul (Unisul), Cemei Sarah Vale Abraão.

Indicação – Estudo para implantar câmeras no cruzamento da Rua Almeida Campos com Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Araxá.

Moção de Congratulações – A direção da Escola Municipal Manoela Lemos, pela realização do Projeto “Sou Mais”.

Bosco Júnior

Indicação – Estudo para asfaltamento e infraestrutura da Rua Oliveiro de Moura Barreto, no Bairro Del Rey.

Indicação – Recapeamento asfáltico na Praça Pedro rios, no bairro Doutor Pedro Pezzuti, em Araxá.

Indicação – Recapeamento nas Ruas Brigido de Melo Filho, Silvio Afonso, Silvio de Paiva e Wânia Resende de Paiva.

Indicação – Revitalização e reparos dos aparelhos da Academia ao Ar Livre da Avenida Wilson Borges.

Indicação – Recapeamento dos Canteiros Centrais das Avenidas João Paulo II, Dâmaso Drummond, Wilson Borges e Pedro Honorato.

Indicação – Poda e capina da área Rua Joaquim Augusto da Mota na esquina com a Avenida Divino Alves Ferreira.

Indicação – Ao IPDSA, informações sobre a área existente no Bairro Padre Alaor, as margens do córrego.

Jairo Sávio Borges

Indicação – Estudos para instalação de semáforos para pedestres em toda a área central de Araxá.

Indicação – Ampliação do Centro de Vacinação Gil Montandon, localizado na Rua Calimério Guimarães, Centro de Araxá.

Moção de Congratulações – Aos funcionários da Unidade de Atendimento Especializado (UAE), pelos serviços prestados à comunidade.

Indicação – A agência dos Correios em Araxá, para melhorias no local e no prédio para atendimento da comunidade e nos serviços de entregas de correspondências na cidade.

Projetos aprovados

Projeto de Lei 009/2017- Dispõe sobre a obrigatoriedade do reparo de vias e passeios públicos pelas empresas concessionárias, contratadas e permissionárias de serviço público, no caso de abertura de buracos e valas para a realização de serviços de instalação, manutenção ou reparo das redes de água, esgoto, luz, gás, telefone, internet e outros, no Município de Araxá, e dá outras providências.

Projeto de Resolução 008/2017- Cria o Espaço Permanente de Arte e Cultura e, dispõe sobre seu funcionamento.

Projeto de Lei 029/ 2017- Declara de Utilidade Pública e dá outras providências – Associação Araxá de Jiu – Jitsu.

Projeto de Resolução 009/2017- Modifica o artigo nº 396, de 1 de Setembro de 2009.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x