Super banner

Vereadores debatem Turismo, Obras Públicas e Saneamento

Vereadores debatem Turismo, Obras Públicas e Saneamento

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá ocorreu excepcionalmente nesta quarta-feira (16), em função do feriado de Nossa Senhora Abadia. O Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) abriu os trabalhos agradecendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em especial a Professora Luciana Fraga e os alunos do último módulo do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, que ofereceram uma capacitação sobre as normas de segurança para o ambiente de trabalho dos servidores dos setores de jardinagem e vigilância da Câmara.

Fabiano também parabenizou o executivo pela assinatura do convênio para construção das sedes da Casa Lar e Casa Abrigo, tema que também foi abordado em tribuna por outros vereadores, que destacaram o importante trabalho das instituições que acolhem crianças e adolescentes em situação de risco.

Durante o Grande Expediente, os seguintes Vereadores fizeram uso da palavra: Raphael Rios (SD), Hudson Fiúza (PSL), Fernanda Castelha (PSL), José Valdez da Silva (Ceará-PMB), Edinho Souza (PTB), Carlos Roberto Rosa (SD) e Robson Magela (PRB)

Raphael Rios

Primeiro a usar a tribuna, o Vereador Raphael Rios, fez uma análise das intervenções que a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) realizou na região do Hotel Rádio, no Complexo do Barreiro, onde uma cerca foi instalada nos entornos das ruínas. O parlamentar comentou que, em nota, a estatal afirmou que está cumprindo exigências legais. Ele aproveitou para destacar a importância de se preservar o patrimônio histórico e cultural de Araxá.

O Parlamentar reforçou o convite para a 18ª Semana da Pessoa com deficiência, que vai ocorrer entre os dias 21 e 27 de Agosto. A abertura será no dia 21 de Agosto, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Araxá.

O esporte também foi tema da fala do Vereador, que falou sobre uma reunião realizada com a Associação dos Skatistas de Araxá. Os esportistas apontaram ao Secretário de Esportes, Adolfo Maurício da Silva, a necessidade de um local mais apropriado para a prática do esporte. Raphael reforçou a importância de incentivar as diferentes modalidades esportivas.

Hudson Fiúza

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de substituição das lâmpadas convencionais de iluminação pública por lâmpadas de Led na Vila Silvéria.

Indicação – Que seja feita com urgência a execução de operação tapa-buracos ou recapeamento asfáltico nas seguintes Ruas do Bairro Santa Terezinha: Maria Olésia de Sá; Maria de Lourdes do Nascimento; 19 de Dezembro e Augusto Coelho Dumont

Indicação – Que seja realizado estudo no sentido de implantar um redutor de velocidade na Avenida Ministro Olavo Drummond, próximo a Vera Cruz Transportes e Turismo.

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de construção de uma praça pública e instalação de equipamentos de ginástica, na área institucional localizada na Avenida João Moreira Sales, Bairro Jardim das Primaveras II.

Finalizando sua participação, Hudson comentou o encerramento do Projeto “Arte e Prevenção de Drogas” parabenizando o Conselho de Segurança Pública (CONSEP), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC) pelo trabalho realizado.

Fernanda Castelha

Projeto de Lei – Institui o Dia Municipal da Conscientização à Proteção Animal no Calendário do Município de Araxá.

Indicação – Que seja realizada a coleta de lixo com maior frequência nos bairros Santo Antônio e Mangabeiras.

Indicação – Manutenção da estrada vicinal (Ara-137) primeira entrada a esquerda próxima ao quilometro 692 da BR 262.

Indicação – Limpeza do canteiro central ao longo da Rua Fertiza, Bairro Dona Beja.

Indicação – Recapeamento de buracos na Rua Fertiza, Bairro Santo Dona Beja.

Indicação – Recapeamento de toda extensão da Rua Mario Campos, Bairro Vila São Pedro.

Moção de Congratulações – A Diretoria do Estabelecimento Supermercado Primavera, pelos relevantes serviços prestados aos animais abandonados de Araxá.

José Valdez da Silva

O Vereador José Valdez abriu sua fala anunciando uma emenda parlamentar, do Deputado Federal Welinton Prado (PMB), no valor de 100 mil reais, para aquisição de equipamentos para a Santa Casa de Misericórdia. Ele comentou a importância de os Vereadores cobrarem de seus representantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para que eles busquem melhorias para Araxá.

Ceará criticou o atendimento prestado pelo Pronto Atendimento Municipal (PAM), que está sofrendo com a falta de serviços adequados e diversos insumos. Segundo o parlamentar, a Farmácia Municipal também apresenta falta de medicamentos. Outros pontos abordados pelo Vereador foram a necessidade de recapeamento das ruas e de melhorias na coleta seletiva.

Indicação – Que a Prefeitura informe ao Legislativo o valor do superávit obtido no exercício 2016, acompanhado do balanço patrimonial que o comprove.

Edinho Souza

O Vereador Edinho Souza apresentou diversas indicações sobre o tema turismo, lembrando que é um dos integrantes da Comissão de Esporte, Turismo, Lazer e Direitos Humanos.

Indicação – Estudo de viabilidade de introdução no Projeto da Antônio Carlos, para construção de monumento cívico para hasteamento da bandeira nacional.

Indicação – Estudo para construção de teleférico ligando o parque do cristo até as imediações do Terminal Rodoviário de Araxá.

Moção de Pesar – Aos familiares de Luzia de Lourdes Silva, que faleceu em 02 de agosto de 2017.

Moção de Congratulações – À organização do 17º Dançaraxá, pelo sucesso na realização do evento, já tradicional da cidade. (Em nome da Mesa Diretora).

Carlos Roberto Rosa

O Vereador Roberto voltou a comentar em tribuna a reforma trabalhista do Governo Federal que, segundo ele, irá prejudicar os trabalhadores brasileiros. Ele afirmou estar decepcionado com os deputados que votaram contra os trabalhadores e alertou que a reforma muda mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Roberto também lembrou a urgência de se providenciar os medicamentos e demais insumos, principalmente as fitas para aferição de glicose, que estão em falta na Saúde Pública Municipal e lamentou a situação do asfalto da cidade, principalmente próximo a rodoviária. O parlamentar ainda comentou a não concessão de reajuste salarial aos servidores do Executivo Municipal.

Roberto também voltou a comentar a realidade do Cemitério São João Batista. Ele solicitou que seja avaliada a construção de um novo Velório Municipal neste Cemitério, já que o Passo da Saudade, no Cemitério das Paineiras, não comporta mais a quantidade de cerimônias.

Robson Magela

Encerrando o Grande Expediente, o Vereador Robson Magela comentou a urgência de melhorias na coleta de lixo em Araxá. Segundo o vereador, os resíduos estão se acumulando pela cidade. A prefeitura informou que comprará novos caminhões para coleta, mas é preciso tomar medidas urgentes para resolver a situação.

Robson falou sobre a revitalização da Praça da Avenida Antônio Carlos, que vai custar mais de 1 milhão de reais. Para ele, outros assuntos mais urgentes como saúde e coleta de lixo deveriam ser priorizados. O Parlamentar sugeriu que a Prefeitura divulgue o projeto de revitalização para que a população e vereadores tomem conhecimento.

Indicação – Construção de muros nas casas populares dos bairros construídos por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá estude a possibilidade de implantação de uma unidade do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno na Escola Municipal Romália Porfírio de Azevedo, no bairro Max Neumann.

Indicação – Providências necessárias para restaurar o início da estrada que liga a cidade ao Distrito da Antinha, pois a metade da pista desabou devido à erosão existente no local.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá divulgue para a população como está o andamento dos processos dos editais 001 e 002 do concurso público realizado no início deste ano para o preenchimento de 371 vagas na Administração Municipal.

Indicação – Conserto dos brinquedos instalados na praça pública do bairro Vila Universitária.

Indicação – Que a IPDSA fiscalize os terrenos baldios que fazem divisa com a residência localizada na rua Antônio Borges de Menezes, nº 325, no bairro Aeroporto II.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *