Super banner
Super banner

Vinte e cinco multas são aplicadas por dia em Araxá

Segundo a Delegacia de Trânsito do município, Araxá tem uma frota estimada em 35 mil veículos. A cidade, segundo o último levantamento populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem mais de 87 mil habitantes e cerca de 40 carros a cada 100 pessoas. Não é à toa que o trânsito na cidade está cada vez mais caótico. Com isso, a fiscalização aumentou e cerca de 25 multas são aplicadas todos os dias na cidade.

Para o delegado de trânsito, Vítor Hugo Heisler, este número é acima da média. “As blitze realizadas diariamente pela Polícia Militar ocasionam neste número elevado, só de janeiro até agora foram cerca de 5 mil multas”, diz. Ele explica que a falta de licenciamento, o ato de falar ao celular e dirigir e estacionar o veículo em local proibido são as principais causas das multas. “Nós temos uma boa fiscalização, devemos analisar a questão da malha viária e sinalização e melhorar muito a educação no trânsito, que deveria ser ensinada nas escolas.”

Sobre o grande fluxo de veículos, principalmente no Centro da cidade, Vítor Hugo acredita que a situação pode melhorar com a implantação de ciclovias, vias rápidas para o transporte coletivo, com o objetivo de atrair a população a essas alternativas. Sobre a falta de vagas, ele defende uma legislação específica para a construção de prédios com estacionamento.

O volume de crédito e as facilidades de compra explicam o aumento na venda de automóveis no Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o volume de crédito oferecido para o setor automotivo cresceu 24,6% em junho de 2007 (último dado disponível) em relação a 2006. Financiamentos com juros menores e prazos de parcelamento cada vez mais estendidos também incentivam as vendas. Segundo a Anfavea, 49% das operações de financiamento para carros novos têm prazos acima de 36 meses.

Notícias relacionadas