Super banner

Vitor Frois é o 8º melhor enxadrista do Brasil

Vitor Frois é o 8º melhor enxadrista do Brasil

Vitor Frois (esq.) durante o Brasileiro de Xadrez - Foto: Divulgação

Da Redação – O enxadrista araxaense Vitor Amorin Frois, de apenas 8 anos, conquistou o 8° lugar  no Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto Sub-10, em evento promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez durante o Festival Nacional da Criança (Fenac) neste fim de semana, em Catanduva (SP).

O campeonato contou com a participação de 250 enxadristas de diversas categorias de várias regiões do país. Esta foi a primeira vez que um enxadrista araxaense participa de um Campeonato Brasileiro na categoria sub-10.

No primeiro dia de disputa, apesar do equilíbrio, Vitor não conseguiu vencer os confrontos contra os enxadristas Tales Prieto (Ribeirão Preto/SP) e Guilherme Schmidt (Procópio Cardoso/PR).

Na terceira rodada em diante e bastante concentrado psicologicamente, o araxaense não tomou conhecimento dos adversários e conquistou uma sequência de vitórias, ficando entre os 10 melhores do Brasil, com 5 pontos, além de critérios de desempate.

De acordo o professor Adriano Pena Ribeiro Lemos, Vitor iniciou carreira na Academia Araxaense de Xadrez (AAX) aos 6 anos. Após ter disputado vários torneios e com grande apoio da família, a ferinha chegou ao Brasileiro com a responsabilidade de ser o único mineiro da categoria sub-10.

Adriano conta que a preparação de Vitor teve início há um mês antes do campeonato, com carga horária estendida para 5 aulas por semana. O treinamento abrageu tática (combinações), aberturas, meio-jogo, estratégia, finais, estudos de partidas, análises, preparação física e psicológica antes do torneio.

Além de Adriano, Vitor teve treinos e aulas com o instrutor César Romero Jr., de apenas 15 anos, no qual ampliou os conhecimentos de Vitor em algumas aberturas, orientou os estudos em casa e realizou diversas partidas/treino.

E os treinamentos não pararam por aí. Vitor treinou também partidas no ritmo pensado com o enxadrista Alexandre Cobos e partidas no ritmo rápidas com o enxadrista Luiz Gustavo Xavier, de apenas 14 anos de idade, outro destaque do xadrez araxaense.

Aos sábados o enxadrista Eduardo da Silva, campeão por equipes representando a AAX em Patos de Minas, também ensinou algumas aberturas e deu alguns conselhos ao mestrinho araxaense. Além das diversas aulas por semana, Vitor também treinou pela internet, realizando diversos exercícios táticos e combinações para aprimora o cálculo.

A meta do atleta é representar o Brasil no Pan-americano e Mundial da Juventude. Ele está em busca de patrocínio para conseguir custear as despesas.

A próxima disputa de Vitor é o 1° Torneio Rural de Xadrez Rápido. O evento acontece em uma fazenda proximo a Sacramento, servindo de preparação para grandes torneios da região.

Os 10 melhores enxadristas do país na categoria Sub-10 em 2011

1º-  Alvaro Cristiano Miguelino Sousa – Juazeiro (BA) – 6 pontos

2º – Giovanni Vescovi Filho – Barueri (SP) – 6 pontos

3º – Gianluca Jorio Almeida – Rio de Janeiro – 5,5 pontos

4º – Hugo de Melo Lux – Brasília (DF) – 5,5 pontos

5º – Andre Yoshioka – Osasco (SP) – 5 pontos

6º – Eric Juliani Kihara – Paranavaí (PR) – 5 pontos

7º – Felipe Manojo de Souza Osorio – São Paulo – 5 pontos

8º – Vitor Amorim Frois – Araxá (MG) – 5 pontos

9º – Felipe Alves da Silva – Carapicuíba (SP) – 4,5 pontos

10º – Carlos Eduardo Oliveira Freitas  – Rio de Janeiro – 4,5 pontos

Notícias relacionadas