
Em missão oficial à Ásia, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta terça-feira (24/6) da Expo 2025 Osaka, no Japão — uma das maiores feiras globais voltadas ao desenvolvimento sustentável, inovação e tecnologia. A exposição reúne representantes de 158 países e 25 organizações internacionais, tendo como tema central “Projetando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”.
Zema visitou diversos pavilhões, incluindo os da Coreia do Sul, Alemanha, Estados Unidos e Brasil. Segundo ele, a sustentabilidade é o ponto de convergência entre as nações.
“Está muito claro: o que todo país hoje procura, primeiro, é a preservação ambiental”, afirmou o governador.
Durante a visita, Zema destacou os avanços de Minas Gerais na transição energética e o protagonismo do estado no uso de fontes renováveis.
“Minas tem um crescimento gigantesco na geração de energia fotovoltaica. Já estamos introduzindo o hidrogênio verde e temos feito um avanço expressivo com o etanol, que já é utilizado pela frota do governo”, completou.
A Expo Osaka 2025 acontece de 13 de abril a 18 de outubro, sob supervisão do Bureau International des Expositions (BIE), entidade intergovernamental responsável pelas exposições mundiais desde 1851. O evento celebra os avanços em ciência, tecnologia, arte e cultura, com forte impacto no turismo e comércio internacional.
A próxima edição da exposição mundial já tem sede definida: será em 2030, na cidade de Riad, capital da Arábia Saudita.