Super banner

Araxá tem mais cinco suspeitas de gripe suína

Araxá tem mais cinco suspeitas de gripe suína

A Secretaria Municipal de Saúde registrou mais cinco casos suspeitos de Influenza A (H1N1) – gripe suína -, mas nenhum deles foi confirmado, segundo o secretário Antônio Marcos Belo. Com isso, seis suspeitas foram registradas até agora em Araxá.

“Uma dessas pessoas esteve recentemente na Europa e as outras ou viajaram ou tiveram contatos com terceiros que estavam em viagem. Todas elas passam bem. É bom lembrarmos que a situação mudou desde o primeiro caso suspeito há 45 dias, saímos de cinco para 76 casos de morte no Brasil e o risco de transmissão do vírus é muito grande (pandemia)”, explica Antônio Belo.

O secretário diz que as pessoas com as novas suspeitas foram isoladas, orientadas e medicadas pela equipe epidemiológica da Vigilância à Saúde.

“Daqui a pouco a transmissão da Influenza A será como a de uma gripe normal. Ainda não chegamos ao fundo do poço, mas a situação tende a se agravar”, afirma.

“Estamos, inclusive, fazendo um trabalho preventivo com os professores da rede municipal (adiamento das aulas) em parceria com a Secretaria de Educação através do governo estadual, fizemos nas farmácias, hotéis e outros locais”, acrescenta.

O secretário não descarta as chances de Araxá vir a ter casos confirmados. “O importante é criar uma rede de informação para levá-la para um maior número de pessoas possível, as situações não são bloqueadas e sim amenizadas, não temos como cercar. As confirmações estão acontecendo em todo o Brasil.”

Antônio Belo afirma que é importante a população também se conscientizar e prevenir. “Quem estiver com o sistema de imunização fragilizado e contrair o vírus tem uma situação mais complicada de recuperação. Elas devem evitar contatos com pessoas que estiverem com os sintomas de gripe. Se eles forem detectados, as pessoas devem procurar a secretaria imediatamente.”

“O vírus da Influenza A chegou com uma cara nova, uma nova mutação, a cada momento tem uma situação diferenciada e a expectativa é que ele permanecerá rodando o mundo pelos próximos dois anos. Felizmente, a gente tem conseguido resultados satisfatórios.”

Principais sintomas

Febre, dor de garganta, dores musculares e, principalmente, tosse.

Notícias relacionadas