Araxaense concorre na 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

Araxaense concorre na 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

Entre os próximos dias 21 a 24 de outubro, acontece no Rio de Janeiro mais uma edição da Mostra Internacional de Filmes de Montanha, um festival que contempla a aventura, o meio ambiente e os esportes de montanha.

Este ano, a mostra apresenta também o cenário mineiro com destaque para Araxá, com o filme “XC Open World Series 2009 – Mundial de Paragliding” produzido e dirigido pelo araxaense Juliano Guerra, com filmagem de Gustavo Maneira, está entre os finalistas do Festival. O vídeo mostra o campeonato mundial de parapente realizado na rampa do Horizonte Perdido, considerada uma das melhores do mundo. No filme, atletas de outros países falam sobre o potencial da região para o esporte e o turismo de aventura.

Para Juliano Guerra, as expectativas já foram superadas: “Estou muito feliz por estar participando da final até porque é um festival bastante esperado pelo público brasileiro, com uma repercussão muito grande. Com certeza, esta é uma oportunidade de fazer contatos e mostrar a cidade para o Brasil e o exterior”, destaca.

Segundo ele, a cada ano que passa a qualidade das produções aumenta. Ele afirma que o fato de estar concorrendo com filmes produzidos pela Globo e ESPN é um orgulho: “Foram cerca de 100 filmes inscritos e agora estou concorrendo com filmes de grandes produtoras. É muito bom saber que, mesmo com poucos recursos de câmera e material de edição, consegui classificar a minha produção graças ao trabalho e dedicação que tive a este projeto.”

A viagem do diretor e do cinegrafista ao festival conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias. A secretária Alda Sandra Barbosa Marques destaca a importância da aprovação do repasse da verba na Câmara Municipal. Segundo ela, a divulgação que a cidade terá no evento poderá contribuir com o fomento do turismo na região.

“Esta é uma oportunidade de mostrar as belas riquezas naturais que existem aqui na cidade. O vídeo será exibido para brasileiros e também estrangeiros que poderão conhecer o potencial turístico de Araxá, e isso é uma grande estratégia, principalmente, para esse público seleto que viaja pelo mundo em busca de montanhas e atrativos turísticos diferenciados para produzirem seus filmes”, afirma a secretária.

Serão premiados os filmes eleitos pelo júri oficial e popular, nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia; Melhor Montagem e Melhor Filme Escolhido pelo Público.

A premiação acontece no dia 24, às 21h30, no Cinema Odeon Petrobras. Os filmes brasileiros premiados serão projetados também em outros países através do Banff Mountain Film Festival que está interligado à Mostra Internacional.

Editoria de Cultura do Diário de Araxá

Notícias relacionadas