Fiat é líder de vendas em 2008

Fiat é líder de vendas em 2008

Num ano de recordes para a indústria automobilística brasileira, a Fiat Automóveis encerrou 2008 no topo do ranking de vendas de automóveis e comerciais leves. Com 657.778 veículos emplacados, a Fiat foi, pela sétima vez, líder do mercado automotivo brasileiro.

Esse total representa mais de 72 mil veículos à frente da segunda colocada e cerca de 109 mil a mais que o terceiro lugar. Um resultado histórico que mostra um incremento de 8,3% em relação a 2007, segundo dados preliminares do Relatório Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Em dezembro, o volume de emplacamentos da Fiat foi de 42.574 veículos, prevalecendo a liderança da montadora italiana também no último mês de 2008.

Os bons números da Fiat se refletiram ainda na produção, que foi de 743.756 veículos em 2008, 3,7% superior ao ano passado, e que consolida a fábrica de Betim (responsável por mais de 722 mil veículos do total acima) como uma das maiores do mundo.

Também na participação de mercado, a montadora italiana se destaca com 24,6%, ou seja, cerca de um em cada quatro carros vendidos no Brasil leva a marca Fiat.

Palio, Mille, Siena e Strada entre mais vendidos

Quatro veículos da marca Fiat figuram no ranking dos dez mais vendidos do Brasil, segundo os mesmos dados preliminares de emplacamento.

São eles: Palio, no segundo lugar, com 197.224 unidades comercializadas; Mille Economy, lançamento de 2008 e o carro mais econômico do Brasil ocupando a terceira colocação, com 141.383 unidades licenciadas; Siena, que fica na sétima colocação, com 95.303 unidades vendidas e a Strada, única picape da lista e líder do segmento de comerciais leves, com 71.946 unidades emplacadas.

Dentre os lançamentos de 2008, um destaque que conquistou os consumidores foi a nova linha Palio Weekend, que inclui o Novo Palio Adventure Locker com o exclusivo sistema blocante de diferencial, que teve 30.395 unidades comercializadas.

Outro sucesso que agradou o público foi o câmbio Dualogic, lançado primeiramente no Novo Stilo, e que alavancou as vendas do hatch, com mais de 16 mil unidades emplacadas em 2008.

Notícias relacionadas