Super banner

??ltimos dias para requisição gratuita da 2ª via do Título de Eleitor

??ltimos dias para requisição gratuita da 2ª via do Título de Eleitor

Quem precisa tirar a segunda via do Título Eleitoral tem até a próxima quinta-feira (23) para requerer o documento gratuitamente no Cartório Eleitoral. Nas Eleições deste ano, no dia 3 de outubro, só poderão votar os eleitores que apresentarem o Título de Eleitor e um documento oficial com foto. A nova exigência objetiva evitar que uma pessoa vote no lugar de outra. Cerca de 150 mil pessoas já solicitaram o documento em Minas Gerais e a expectativa é que este número aumente consideravelmente nos próximos dias.

A requisição da segunda via é a opção para o cidadão que perdeu o título ou foi danificado. Para realizar o pedido, o eleitor deve levar um dos seguintes documentos – identidade; certificado de quitação do Serviço Militar; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia; certidão de nascimento, casamento ou instrumento público no qual conste idade e outros dados necessários à qualificação do requerente; documento no qual conste a nacionalidade brasileira (o novo passaporte não traz a filiação, é necessário documento complementar).

Para evitar a perda de tempo, o eleitor não deve enviar representante ou procurador. É necessária sua presença física no ato da requisição para que assine o documento de requerimento e, depois, o próprio título. Mas, como se trata de uma novidade, há receio de que muitos eleitores sigam para os locais de votação sem o título e, por isto, sejam impedidos de votar.

Apesar de não haver estatísticas oficiais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) a maioria das pessoas apresentava apenas o documento de identidade na seção eleitoral.

Segundo a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-MG, Helenita Nunes Lima, a solicitação de segunda via ainda está muito aquém da expectativa do tribunal.

“Isto pode resultar em cartórios lotados e atendimento tumultuado às vésperas da votação, ou em um grande número de eleitores impedidos de votar e com a obrigação de justificar a ausência. São cerca de 300 pessoas ao dia que solicitam o serviço no Estado, o que é muito pouco. Pela expectativa que temos, prevemos um grande volume de pedidos nos últimos dias do prazo”, diz Helenita.

Votação

Enquanto nas Eleições de 2006 o eleitor iniciava o processo de votação na urna eletrônica pelo deputado federal, nas Eleições de 2010 a ordem foi modificada e o primeiro voto será para deputado estadual. A urna exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, o referente à eleição majoritária – deputado estadual; deputado federal; senador primeira vaga; senador segunda vaga; governador de Estado; presidente da República.

“Este ano estamos com seis cargos em disputa e o leitor terá que levar os números dos candidatos anotados e ter o conhecimento da ordem de votação. Teremos urnas para treinamento espalhados em alguns pontos da cidade, como no Cartório Eleitoral”, explica a chefe do Cartório Eleitoral de Araxá, Thelma Luzia da Fonseca Prado.

Notícias relacionadas