Super banner

Ministério Público de Minas Gerais desenvolve ações dentro da Campanha Voto Consciente

Ministério Público de Minas Gerais desenvolve ações dentro da Campanha Voto Consciente

Ministério Público de Minas Gerais desenvolve ações dentro da Campanha Voto Consciente 1

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) trabalha com a campanha Voto Consciente – Eleições 2014. A iniciativa promove uma série de ações em todo o Estado para envolver, sensibilizar e engajar a sociedade sobre a importância do voto consciente e de eleições limpas. Assim, busca fortalecer o combate a práticas ilegais que ocorrem, principalmente, com a proximidade dos pleitos, caso de compra de votos, financiamento irregular de campanhas e uso da máquina pública.

O promotor de Justiça e coordenador do projeto, Edson de Resende Castro, salienta a importância dessa aproximação da sociedade como forma de qualificar o eleitor e, consequentemente, os seus representantes. “No momento em que o cidadão não se vê representado, nossa democracia corre risco”, afirmou, lembrando das mobilizações que tomaram as ruas do país no ano passado.

O promotor de Justiça revela ainda que essa parceria com o cidadão deve refletir, inclusive, na atuação do Ministério Público. “Na medida em que as pessoas conseguem distinguir o certo do errado, as denúncias aumentam”, acrescenta.

Para atingir os mais de 15 milhões de eleitores mineiros, o MPMG, assim como em 2012, buscou diversas parcerias, elaborou material educativo e informativo para distribuir nos municípios mineiros e preparou uma novidade: a publicação de uma página da campanha no Facebook – www.facebook.com/votoconscientempmg.

Além da divulgação por meio de material publicitário, a iniciativa prevê palestras em instituições de ensino, em centros religiosos, e reuniões com prefeitos, como forma de orientá-los quanto às condutas vedadas. “Vamos propor termos de compromisso para a estrita observância dos aspectos legais”, garante Resende.

O promotor Fabrício Marques Ferragini, coordenador estadual da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, reforça a importância da participação dos parceiros e revela que, em 2014, o MPMG concentra os esforços no projeto Voto Consciente.

Notícias relacionadas