Super banner

Uniaraxá comemora 40 anos de atuação

Uniaraxá comemora 40 anos de atuação

Uniaraxá 40 anos

Da Redação/Caio Aureliano O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) começou as comemorações dos seus 40 anos de atuação nesta quinta-feira (12) com culto ecumênico. Professores, funcionários, alunos e convidados estiveram reunidos no ginásio da universidade para celebrar esta importante data.

A trajetória do Uniaraxá foi iniciada em 1973 como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá (Fafi) funcionando na Rua Luiz Colombo, no prédio do antigo Jesus Cristo. “Posteriormente veio para essas instalações começando com poucas salas. Na sequência foram criadas as faculdades de Ciências Gerenciais e de Direito. Essas três faculdades Filosofia, Gerenciais e Direito compuseram a FIAP – Faculdades Integradas do Alto Paranaíba -, posteriormente, a faculdade de Ciências da Saúde incorporou-se a ela (FIAP)”, diz o reitor do Uniaraxá, Valter Gomes.

“Na sequência, em 2002 foi transformado para Uniaraxá. No ano de 2012, nós migramos do Sistema Estadual de Ensino para Federal. Hoje, o Uniaraxá com seus aproximadamente 3 mil alunos oferecendo cursos de graduação, pós-extensão credenciado pelo MEC com autonomia de Centro Universitário”, acrescenta.

Valter destaca os cursos que são oferecidos pelo centro universitário. “São quatorze cursos que abrange áreas da saúde, gerenciais, jurídica e gestão. Temos cursos tecnológicos como Gestão Comercial e RH (Recursos Humanos), e ainda Direito, Agronomia, Engenharia Civil, Ambiental e Produção. Temos Contabilidade, Administração, Sistemas de Informação e estamos trabalhando para trazer cursos novos”, ressalta o reitor.

O reitor também afirma que o Uniaraxá incentiva projetos que focam a prática da leitura envolvendo todos os alunos. “Temos vários projetos de incentivo a leitura como ‘Por um aluno que leia’ e a disciplina ‘Leitura – Produção de Textos’ nos primeiros períodos de todos os cursos na nossa instituição e parceiras externas como o ‘Sempre Um Papo’. Estamos com projetos culturais muito interessantes, dentre eles, a construção de um centro cultural na nossa instituição”.

A comemoração dos 40 anos segue nesta sexta-feira (13), a partir das 19h30 com homenagens aos Egressos no Centro Olímpico do Uniaraxá. Ainda a programação prevê homenagens a quem se destacou no centro universitário e aos atuais funcionários do setor administrativo.

“Temos dezenas de profissionais muito bem alocados no mercado de trabalho. Hoje (13) faremos uma homenagem a cinco profissionais de cada curso, mas é muito difícil a escolha porque você teria cem, duzentas pessoas que tiveram destaques. Já a Comenda Uniaraxá virá homenagear todos que colaboraram com essa instituição ao longo de sua existência”, aborda o reitor. 

Notícias relacionadas