Um grande sucesso. A 1ª Feira de Agronegócios da Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda (Capal) gerou uma movimentação de mais R$ 21 milhões em negociações e superou as expectativas de toda a cadeia dos setores agrícola e pecuário. Fornecedores e parceiros comemoraram o grande volume de vendas e os produtores rurais a economia gerada com a compra de produtos de qualidade, com preços reduzidos e facilidade de pagamento. Cerca de 5 mil pessoas, dentre eles, cooperados, universitários, autoridades e produtores de diversos municípios da região participaram do evento, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de agosto, na Expominas Araxá.
Já em sua primeira edição, a feira foi marcada pela organização em sua estrutura; pela tecnologia e inovação, proporcionadas em palestras técnicas disponibilizadas por importantes empresas e cooperativas do segmento, além de oportunidades oferecidas ao produtor para planejar e tornar sua atividade agropecuária mais competitiva e rentável. O bom desempenho no primeiro ano, a satisfação dos cooperados, fornecedores e parceiros, com o grande volume de negócios realizados, já tornaram a Feira de Agronegócios obrigatória no calendário de eventos da Capal. Uma iniciativa que faz jus às tradições, à história e à importância das regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro no cenário do agronegócio de Minas Gerais.
O presidente da Capal, Alberto Adhemar do Valle Junior, salienta que a 1ª Feira de Agronegócios da Capal será um marco para o setor na região. “A Capal tem como missão ser o instrumento de desenvolvimento econômico, social e tecnológico do associado. Todos os nossos parceiros, fornecedores e produtores rurais de toda a região contribuíram muito para alcançarmos, no primeiro ano de evento, o nosso objetivo e todo o sucesso de negociações que fizemos. A satisfação dos cooperados com o evento é extremamente importante para nós e um incentivo para que possamos realizar um evento ainda maior no próximo ano. A 1ª Feira de Agronegócios da Capal será um marco para o setor de agronegócios da região”, destaca.
Segundo Junior, a movimentação de negócios surpreendeu.“Fizemos um balanço preliminar de comercialização e estamos impressionados. Não esperávamos um volume de negociação tão grande como foi. Pela experiência que colhemos em outras feiras, alcançamos números que muitas cooperativas do segmento alcançaram no sexto, sétimo ano de feira. O que nos incentiva a continuar com esse evento é que temos um potencial de crescimento muito grande. Podemos fazer um trabalho de divulgação maior nas cidades vizinhas, mobilizar um maio número de produtores na região, em parceria com Emater, Sindicatos Rurais, Epamig, dentre outros. O nosso próprio cooperado terá uma participação maior, pois ele vai adquirir a cultura de comprar em feiras, se planejar melhor. A nossa meta é dobrar o volume de negociações já no próximo ano”, ressalta o presidente.
O presidente da Itambé Alimentos S/A, Alexandre Almeida, salienta que a 1ª Feira de Agronegócios da CAPAL foi um grande sucesso. “Esse é o primeiro evento, organizado por uma de nossas cooperativas, do qual tenho oportunidade de participar, desde que assumi a presidência da Itambé, há apenas 45 dias. Eu não poderia deixar de prestigiar um evento tão importante de uma das maiores filiadas do Sistema CCPR, que é a CAPAL. Tivemos também excelentes palestras, onde o produtor cresce e consegue enxergar além do que ele está fazendo hoje”, analisa o presidente.