Super banner
Super banner

1º Torneio de Tiro Esportivo de Araxá movimenta feriado prolongado

1º Torneio de Tiro Esportivo de Araxá movimenta feriado prolongado

1º Torneio de Tiro Esportivo de Araxá - Fotos: Sander Gomes

Da Redação/Jorge Mourão – Araxá recebeu o 1º Torneio de Tiro Esportivo no último domingo (29), no Pesque e Pague Lagoa do Engenho. Ao todo, 36 pessoas participaram da prova realizada com carabina de pressão (chumbinho 4,5mm), mira aberta e alvo Papel 10 Metros – máximo de 300 pontos.

Na categoria Juvenil, o vencedor foi Guilherme Rodrigues Carneiro, 17 anos, com 208 pontos, seguido por Gustavo Henrique de Oliveira, 11, com 159 pontos, e Eric Gabriel Ferreira, 11, com 125 pontos.

Na categoria Feminino, Elaine Osako Carezzato foi a melhor, com 206 pontos – sendo que foi a primeira vez que ela teve experiência com tiro ao alvo. Franciely Teixeira ficou com a segunda colocação, 180 pontos, e em terceiro, com 170 pontos, Suelen Castro.

A categoria Masculino, que reuniu a maioria dos competidores, premiou os cinco primeiros colocados, com diferença de apenas 10 pontos entre os ganhadores. Jaime Sánchez Rozo foi o campeão, somando 235 pontos. O vice, André Takashi, ficou dois pontos atrás, com 233. Na 3ª e 4ª colocações houve empate em pontuação, 226, mas Willians Pereira acertou mais alvos com  pontuação maior (critério de desempate) e ficou com em terceiro, seguido pela revelação Ronaldo Alves da Silva, que também nunca havia atirado antes. Outra revelação, Luis Marcos Ferreira Júnior, de 18 anos, ficou em quinto, com 225 pontos.

Para Pedro Júnior Ashidani, vice-campeão mineiro de Tiro na categoria USBR e um dos organizadores do torneio em Araxá, o evento superou a expectativa de participantes.

“Foi muito melhor do que esperávamos que eram de pelo menos 20 competidores. O evento foi bastante divertido, ambiente familiar, um domingo muito bom. Estamos planejando promover esse torneiro mensalmente e o interessante é que alguns que nunca haviam atirado demonstraram um talento nato, nunca haviam atirado antes e conseguiram ótimas colocações.”

Os irmãos César e Ricardo Valadão, que também fazem parte da organização, destacam que a ideia é montar uma associação de atiradores para incentivar a prática e a profissionalização do esporte.

“Neste primeiro torneio tentamos proporcionar o melhor possível para os competidores, com uma boa estrutura, ampla divulgação e apoio dos nossos patrocinadores, baias de atiradores, ou seja, do nosso ponto de vista foi tudo excelente, acima do que imaginávamos. O torneio atraiu bastante interessados, vamos planejar outras etapas. Além disso, conversamos com várias pessoas que apoiam a ideia de montarmos uma associação, arranjarmos um local fixo e que esteja de acordo com a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, para profissionalizarmos essa modalidade em Araxá, e vamos correr atrás dessa empreitada”, destacam.

Notícias relacionadas