Super banner

Nove trabalhadores são intoxicados com amônia em acidente na Vale Fertilizantes

Nove trabalhadores são intoxicados com amônia em acidente na Vale Fertilizantes

Nove trabalhadores que estavam na Vale Fertilizantes foram intoxicados em um acidente nesta quarta-feira (17), na unidade de Araxá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente foi provocado por um vazamento em um tanque de amônia. As vítimas foram encaminhadas para o hospital Dom Bosco e Pronto Atendimento Municipal (PAM).

De acordo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração de Metais Básicos e Minerais Não Metálicos de Araxá (Sima), a situação na empresa já está controlada e o acidente foi causado devido a uma válvula que se rompeu. Toda a área afetada pelo acidente foi evacuada.

Hospital Dom Bosco e PAM

Segundo a direção do PAM, por volta de 13h, oito funcionários da Vale Fertilizantes foram atendidos. Eles apresentavam intoxicação por produto químico. Os pacientes estão em observação e o quadro clínico deles é estável.

Já de acordo com o Hospital Dom Bosco, só um funcionário foi encaminhado para lá. A única informação dada é que quadro dele também é estável.

Confira a nota encaminhada pela empresa

Durante uma operação de partida em uma das unidades industriais do Complexo Mineroquímico de Araxá da Vale Fertilizantes, por volta de 12h de hoje (17), houve um problema na válvula controladora que resultou na liberação limitada de gás NH3 (amônia).

 

Seguindo as diretrizes de segurança da empresa, o alarme foi acionado e houve a evacuação imediata da unidade atingida pelo gás. Todas as pessoas que estavam na área foram direcionadas para lugares seguros dentro do complexo (conhecidos como pontos de apoio).

 

A emergência foi completamente controlada por volta das 13h. A comunidade próxima não foi afetada.

 

Nove pessoas, incluindo um empregado da Vale Fertilizantes e oito de empresas prestadoras de serviços, se sentiram mal e foram atendidos prontamente. Na sequência foram encaminhados aos serviços de saúde da cidade, onde permanecem em observação. A empresa está acompanhando e dando toda assistência a essas pessoas.

 

A Vale Fertilizantes realiza treinamentos e simulados de emergência durante o ano, orientando seus empregados próprios e de empresas parceiras a agirem corretamente em caso de um imprevisto.

 

A empresa está apurando e detalhando as causas do incidente.

Reportagem atualizada às 16h24 com a nota da Vale. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *