Super banner

Aberta a Mostra Cruzando as Fronteiras do Futebol

O Araxá Convention & Visitors Bureau inaugurou na manhã de hoje (16), no Centro de Cultura, a Mostra Cruzando as Fronteiras do Futebol, para contar sobre a pré-temporada da Seleção Brasileira de 1958, antes da Copa da Suécia, onde o Brasil se sagraria, pela primeira vez, campeão mundial.

A cidade contava com cerca de 25 mil habitantes que receberam a seleção com muita empolgação. O aposentado e visitante da Mostra, José Maria Santos, esteve em um dos treinos retratados nos painéis. “Na época, eu tinha 18 anos e me lembro muito bem dos treinos comandados por Pelé e Garrincha”, comenta. Ele acrescenta que a vinda da Seleção contou com o empenho do jornalista e proprietário do Correio de Araxá, Atanagildo Côrtes.

De acordo com o presidente do Araxá Convetion, Márcio Antônio Farid, a Mostra será itinerante e passará por eventos de Araxá, rede hoteleira e restaurantes para que a divulgação sejam a maior possível.  “A vinda da Seleção para Araxá mostra a importância da cidade no contexto nacional na época. Com isso, queremos colocar Araxá como destaque no país.”

Para a historiadora Glaura Teixeira Nogueira Lima, Araxá tem uma riqueza cultural que deve ser divulgada. Segundo ela, o objetivo é mostrar pra população e turistas o potencial histórico da cidade.

A seleção permaneceu aqui entre os dias 21 e 27 de abril de 1958, mas as lembranças prometem ficar guardadas para sempre. A Mostra pode ser visitada até o dia 26 de julho, das 9h às 17h, no Centro de Cultura, que fica na rua Presidente Olegário Maciel, 143.

Notícias relacionadas