Super banner
Super banner

Aberta a Semana Municipal e Estadual de Prevenção ao Álcool e outras Drogas em Araxá

Aberta a Semana Municipal e Estadual de Prevenção ao Álcool e outras Drogas em Araxá

Vida eu Quero! Drogas Tô Fora. Essa é a temática da 1ª edição da Semana Municipal e Estadual de Prevenção ao Álcool e outras Drogas, iniciada nesta terça-feira, 19. O evento é uma realização da Prefeitura em parceria com a Agenda Intersetorial. Junto com a abertura da Semana, houve a formatura dos primeiros alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A solenidade é realizada anualmente, numa parceria da Polícia Militar com as escolas e famílias, para prevenir o uso de drogas e a violência entre os estudantes.

Receberam diploma pela participação no Programa 75 alunos, de 5 anos, do 2° período da educação infantil do Cemei Doralice Afonso de Azevedo. Paulo Alves foi um dos agraciados e entendeu bem os ensinamentos do Proerd. “Aprendi a dizer não às drogas”. Elenice das Graças, diretora do Cemei, ressalta que é uma honra para a instituição de ensino ser uma das participantes da iniciativa da Polícia Militar. “Nossas crianças receberam informações valiosas durante as aulas. O conteúdo repassado será importante no desenvolvimento delas como cidadãs em uma sociedade onde cada um pode servir de exemplo aos demais”, comenta a diretora.

A secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, avalia que o programa oferece para as crianças ensinamentos valiosos que servem para toda a vida. “Elas estarão com certeza, mais seguras. Os pais têm contribuído bastante com os alunos para o Programa ser cada vez mais bem sucedido. Nesse trabalho é necessária a participação da secretaria para inibir as nossas crianças e os nossos adolescentes do uso das drogas, que tiram vidas e sossego das famílias”, enfatiza a secretária.

O Tenente Coronel PM, Fernando Marcos dos Reis, comandante do 37° Batalhão da Polícia Militar (37° BPM) relata que a mensagem transmitida pela Semana se refere a um dos eixos do Proerd que é o não uso de substâncias tóxicas. “Temos desenvolvido esse programa por mais de uma década em Araxá. Acreditamos muito nessa iniciativa porque mostra que a sociedade precisa se movimentar em torno do assunto, de uma forma bem séria. É um investimento de prevenção. Só se muda o país através da educação e estamos buscando somar nesse caminho”, destaca o comandante.

A Semana Municipal e Estadual de Prevenção ao Álcool e outras Drogas seguiu nesta quarta-feira, 20, com caminhada na Praça da Igreja Matriz de São Domingos. Na quinta-feira, 21, essa atividade volta a ser realizada, às 7h30, com saída do Cepac (bairro Abolição) e caminhada às 9h30, saindo da Escola Municipal Romália Porfírio de Azevedo Leite (bairro Max Neumann).

No domingo, 24, a atração será o passeio ciclístico, com concentração às 7h30 no Estádio Fausto Alvim seguindo até o Barreiro. Também haverá corrida, a partir das 7h30, com concentração no Barreiro em volta do Lago Norte, e logo em seguida Rua de Lazer na Estância Hidromineral. A Semana se encerra na terça-feira, 26, com a formatura do Proerd. Mais 687 crianças, de 10 anos, de todas as turmas do 5° ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino receberão o diploma de conclusão do Programa. A solenidade será às 19h30, no auditório do Sesc.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *