Super banner

Adolescentes da Casa de Abrigamento recebem assistência no Uniaraxá

Adolescentes da Casa de Abrigamento recebem assistência no Uniaraxá

Além de sua reconhecida importância como instituição de ensino superior de excelência, o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) interage com a comunidade regional ampliando cada vez mais sua atuação, através da Coordenadoria de Extensão. A mais recente parceria neste sentido foi firmada na última semana com direção da Casa de Abrigamento Social da Adolescente (Casa) e visa à oferta de espaços e serviços destinados a promover o resgate da dignidade e da cidadania de meninas atendidas neste que é um dos subprogramas do Programa da Criança e do Adolescente (PCA), administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.

Adolescentes da Casa de Abrigamento recebem assistência no Uniaraxá 1

A Casa atende adolescentes do sexo feminino, com idades entre 12 e 18 anos, que estão em situação de risco social, afastadas da família e abrigadas. As jovens começaram a frequentar o Uniaraxá no dia 21 e serão atendidas todas as sextas-feiras com aulas de taekwondo, natação, ginástica artística, atletismo, musculação e informática, além de assistirem a palestras motivacionais e educacionais. Para estas atividades articulam-se a Extensão e os cursos de Educação Física e Sistemas de Informação.

Adolescentes da Casa de Abrigamento recebem assistência no Uniaraxá 2

A responsável pelo projeto Ser, Amar e Servir, Sandra Cardoso Alves, apresentou a proposta ao reitor Válter Gomes, que foi prontamente acatada. Além dela, fazem parte do projeto as educadoras sociais Olga Aparecida das Graças Paiva, Júlia Regina Ribeiro da Cruz, Suelda Jovino Souza e a responsável pelo abrigo, Helisângela Mara Costa Ribeiro.

Adolescentes da Casa de Abrigamento recebem assistência no Uniaraxá 3

Segundo Sandra, estas ações também permitem às meninas o convívio saudável com a sociedade, além de aproximá-las de uma iniciação profissional. “Fortalecendo a auto-estima dessas jovens elas certamente irão redescobrir a dignidade”, avalia.

Extensão: via de mão dupla entre a Universidade e a comunidade

A extensão universitária é uma forma de interação da instituição de ensino com a comunidade na qual está inserida; uma linha direta que leva conhecimentos e assistência aos diversos setores da sociedade e, em contrapartida, recebe dela informações sobre suas reais necessidades, anseios e aspirações, numa permanente troca de conhecimentos.

Desta forma, a instituição pode planejar e executar as atividades de extensão respeitando os valores e a cultura locais e regionais, influenciando e sendo influenciada por ela.

A coordenadora de Extensão do Uniaraxá, professora Rosa Maria Pereira Borges, informou que muitos outros projetos de importância social são desenvolvidos pela instituição, como a Universidade Aberta da Maturidade (Unisênior), a Escola de Aplicação Professora Lélia Guimarães, a Educação de jovens e Adultos (EJA), Escolinha de Futebol, Cia. de Dança, Taekwondo, Dia do Voluntário, Uniart, Coral entre outros.

Notícias relacionadas