Super banner
Super banner

Antônio Belo confirma implantação de UTI neonatal para 2010

Antônio Belo confirma implantação de UTI neonatal para 2010

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não tem a planilha de custos para a implantação e manutenção da UTI neonatal em Araxá devido ao processo de cotação de preços, segundo o secretário Antônio Marcos Belo. Ele informa que a cidade receberá este importante instrumento para o tratamento de bebês prematuros em 2010 e que o projeto está em andamento.

Segundo o secretário, há uma negociação com os agentes do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais (Pro-Hosp). “Vamos entrar com um pedido de UTI neonatal dentro do Pro-Hosp para atender a região. Além disso, o Rotary de Araxá já se colocou à disposição para ser parceira desse projeto”, afirma.

O projeto está no início, mas a expectativa de Antônio Belo é que a UTI seja implantada em 2010. “De repente, pode ser antecipado, mas a previsão é para o ano que vem. Sabemos que o custo de implantação e manutenção de uma UTI neonatal é grande, mas a vida é mais importante que qualquer custo que seja. O prefeito Jeová considera importante a implantação desses leitos em Araxá e estamos trabalhando para conseguir implantar esse projeto o quanto antes”, destaca.

 “Tem todo um processo burocrático, obras de estruturação do hospital e compra de equipamentos, mas posso garantir que até o final de 2010 vamos oferecer esse tipo de serviço. Ainda não levantamos os custos de implantação e manutenção de uma UTI neo, mas esse valor vai depender muito da quantidade de leitos. Nessa etapa de projetos estamos fazendo visitas a UTIs neo de cidades vizinhas para conhecermos como funciona essa área e qual a estrutura necessária”, acrescenta.

A intenção da secretaria é que a UTI neonatal atenda oito municípios da microrregião de Araxá. “O município não vai medir esforços para a implantação dessa UTI em Araxá, e ela será implantada. A proposta é que em 2010, independentemente de custos e dificuldades, Araxá terá sua UTI neonatal”, garante Antônio Belo.

Série

Na reportagem de amanhã (10), você confere a promessa da Secretaria Municipal de Saúde de implantar 100% de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF) no município em até dois meses.

Arquivo

Araxá negocia a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Santa Casa divide atendimentos com inauguração de novas portarias

Unidade de Atendimento Especializado inicia atividades

Notícias relacionadas