Super banner

Araxá comemora a Semana do Trânsito com tema voltado à criança

A Semana Nacional de Trânsito de 2008 traz como principal preocupação a segurança das crianças. As comemorações em Araxá começaram hoje (18) e se estendem com diversos temas relacionados ao trânsito, sendo abordados nas escolas municipais até o dia 25 de setembro, com uma grande caminhada na av. Washington Barcelos, no setor Norte da Cidade.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, para este ano, o tema “A Criança no Trânsito”, tendo como principal objetivo sensibilizar os educadores, pais, condutores e outros responsáveis pela educação infantil na adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito.

De acordo com o assessor municipal de Transportes e Trânsito, José Maria Trindade, o tema está sendo trabalhado de maneira eficaz nas escolas e conscientiza as crianças para uma conduta adequada enquanto pedestres e, posteriormente, como condutores.  A caminhada no dia 25 encerra as atividades desenvolvidas durantes os sete dias da Semana Nacional do Trânsito.

Acidentes

Estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentam dados assustadores de acidentes envolvendo crianças de 0 a 12 anos. Em 2006, das 21,2 mil crianças vítimas de acidentes de trânsito no país, 818 morreram. E o Ministério da Saúde salienta que os óbitos por acidentes de trânsito envolvendo crianças de 0 a 14 anos aparecem em primeiro lugar, tendo atingido o percentual de 41%, em 2004. Em segundo lugar, com 26%, estão as mortes por afogamento, seguido por óbitos por sufocação (13%) e queimaduras (7%).

Notícias relacionadas