Da Redação/Isabella Lima – A 10ª Semana Nacional dos Museus, que acontece entre os dias 15 e 20 deste mês, têm programação especial em todos os museus da cidade. Com o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”, a coordenadora Nadja Feres, o objetivo é levar as pessoas para dentro do museu.
“Através desse tema, que é bastante atual e interessante, nós pretendemos atrair muita gente que não tem costume de visitar museu”. O público-alvo são estudantes do ensino médio e universitários, mas as atividades são abertas para quem se interessar.
Nadja comenta da palestra sobre mineração, que acontece na quinta-feira (17), com o geólogo Maurício Antônio Carneiro. “Tem muita dúvida que a gente tem e não sabe a quem perguntar, e o professor Maurício possui grande conhecimento nessa área, vai explicar muita coisa.”
Fora da Semana Nacional dos Museus, que é aberta ao público, a entrada custa R$ 6, mas às quartas-feiras os araxaenses têm entrada gratuita. Araxá tem sete museus, sendo cinco administrados pela prefeitura – Museu Histórico Dona Beja, Sacro, Calmon Barreto, Museu da Imagem e do Som e o Memorial de Araxá -, uma pela Câmara Municipal (Museu da Memória Legislativa Araxaense) e um particular – Museu Zema.
Na quarta-feira (16) tem a palestra “Arte e Sociedade”, ministrada pelo mestre Edílson Rodrigues Palhares, às 9h30, no Museu Calmon Barreto.
Na quinta-feira (17), às 14h, tem visita guiada no Museu Legislativo. Mais tarde, às 15h30, acontece a palestra “Mineração – Passado, Presente e Futuro”, com o geólogo Maurício Antônio Carneiro, no Museu Calmon Barreto.
Sexta-feira (18) tem música afro no Memorial de Araxá, às 14h. Sábado (19) acontece a exposição “Experimentação, Ações e Expressões Poéticas”, do artista plástico Tancredo Borges Guimarães, no Museu Histórico Dona Beja, às 14h.
O encerramento da Semana Nacional dos Museus será domingo (20), das 9h às 13h, no Museu Sacro da Igreja de São Sebastião, com uma mostra fotográfica da história de Araxá.