Super banner

Araxá conta com extensa programação na Semana Nacional dos Museus

Araxá conta com extensa programação na Semana Nacional dos Museus

Araxá conta com extensa programação na Semana Nacional dos Museus 1

Da Redação/Isabella Lima – A 10ª Semana Nacional dos Museus, que acontece entre os dias 15 e 20 deste mês, têm programação especial em todos os museus da cidade. Com o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”, a coordenadora Nadja Feres, o objetivo é levar as pessoas para dentro do museu.

“Através desse tema, que é bastante atual e interessante, nós pretendemos atrair muita gente que não tem costume de visitar museu”. O público-alvo são estudantes do ensino médio e universitários, mas as atividades são abertas para quem se interessar.

Nadja comenta da palestra sobre mineração, que acontece na quinta-feira (17), com o geólogo Maurício Antônio Carneiro. “Tem muita dúvida que a gente tem e não sabe a quem perguntar, e o professor Maurício possui grande conhecimento nessa área, vai explicar muita coisa.”

Fora da Semana Nacional dos Museus, que é aberta ao público, a entrada custa R$ 6, mas às quartas-feiras os araxaenses têm entrada gratuita. Araxá tem sete museus, sendo cinco administrados pela prefeitura – Museu Histórico Dona Beja, Sacro, Calmon Barreto, Museu da Imagem e do Som e o Memorial de Araxá -, uma pela Câmara Municipal (Museu da Memória Legislativa Araxaense) e um particular – Museu Zema.

Na quarta-feira (16) tem a palestra “Arte e Sociedade”, ministrada pelo mestre Edílson Rodrigues Palhares, às 9h30, no Museu Calmon Barreto.

Na quinta-feira (17), às 14h, tem visita guiada no Museu Legislativo. Mais tarde, às 15h30, acontece a palestra “Mineração – Passado, Presente e Futuro”, com o geólogo Maurício Antônio Carneiro, no Museu Calmon Barreto.

Sexta-feira (18) tem música afro no Memorial de Araxá, às 14h. Sábado (19) acontece a exposição “Experimentação, Ações e Expressões Poéticas”, do artista plástico Tancredo Borges Guimarães, no Museu Histórico Dona Beja, às 14h.

O encerramento da Semana Nacional dos Museus será domingo (20), das 9h às 13h, no Museu Sacro da Igreja de São Sebastião, com uma mostra fotográfica da história de Araxá.

Notícias relacionadas